Abastecimento em Arcoverde sofre alteração após colapso de barragem

Barragem Riacho do Pau, localizada em Pedra, abastecia Arcoverde e está com 0,9% da capacidade total (Foto: Divulgação/Compesa)

 

 

 

 

O calendário de abastecimento de água sofreu alterações em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco. De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), as mudanças ocorreram após a barragem Riacho do Pau – que abastece o município – entrar em colapso. A informação foi divulgada nessa segunda-feira (07).

Ainda segundo a Compesa, o reservatório localizado no município de Pedra, no Agreste, está com 0,9% da capacidade total e “não oferece mais condições de captação de água”. Agora, o abastecimento de Arcoverde será feito por cinco poços da Bacia do Frutuoso, situado em Ibimirim.

A água captada nos poços é transportada pela Adutora do Jatobá, ao longo de 69 quilômetros, até chegar na Estação de Tratamento de Arcoverde, com a vazão média de 82 litros por segundo, conforme informou a Compesa. O abastecimento do município será de cinco dias com água e 23 sem.

No mês de junho, o regime de abastecimento praticado na cidade era menor, de cinco dias com água para dez dias sem. Em outubro, já tinha sido ampliado para cinco dias com água e 15 dias sem. Arcoverde é uma das sete cidades que serão beneficiadas com a Adutora do Moxotó, obra que já está com a primeira etapa em execução. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>