Alunos do IF Sertão-PE em Salgueiro ocupam sede contra PEC 241

Campus do IF-Sertão é ocupado por alunos contra a PEC 241 (Foto: Aracelly Romão/ TV Grande Rio)

 

 

 

 

Os estudantes do Instituto Federal do Sertão de Pernambuco (IF Sertão-PE), campus Salgueiro, ocuparam a sede do instituto, nesta quarta-feira (26). Os alunos dizem que não há prazo para sair do local. Os estudantes são contra a PEC 241, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos.

A organização do movimento não informou o número de alunos que participam do manifesto.

Em nota, a direção do IF Sertão-PE campus Salgueiro, informou que durante uma reunião realizada na terça-feira (25) com estudantes, ficou acertado que alguns departamentos da unidade vão continuar funcionando. Veículos e pessoas que não fazem parte da unidade não podem entrar no local.

Na segunda-feira (24), o prédio do IF Sertão-PE em Petrolina também foi ocupado.
Os estudantes se concentraram na porta da unidade com cartazes com as principais reivindicações do movimento que são a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241 e os cortes orçamentários, a reforma do ensino médio e o projeto Escola sem Partido.

O  acesso à unidade Petrolina do IF Sertão-PE está livre, mas as aulas estão suspensas até a próxima sexta-feira (28), quando deve acontecer uma nova assembleia. Alunos do Ensino Médio ao superior participam do movimento. Alguns deles vão passar a noite no instituto.

Univasf
No dia 10 de outubro cerca de 300 estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ocuparam a reitoria da instituição, no campus Petrolina Centro, no Sertão de Pernambuco. O motivo são os cortes sofridos no orçamento de 2017 da universidade. Os alunos deixaram o local no dia 14 de outubro, mas, nesta quarta (26), discentes voltaram a ocupar a sede.

Universidade de Pernambuco
Os estudantes da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, decidiram entrar em greve por tempo indeterminado, após uma assembleia realizada no dia 11 de outubro.

A medida foi tomada como forma de protesto contra a aprovação da PEC 241, que limita os gastos públicos no período de 20 anos. Os estudantes reclamam também da falta de estrutura da universidade.

 

Do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>