Efetivo de policiais será 11% menor durante eleições em Pernambuco

Resultado de imagem para policiais militares de pernambuco

 

 

 

A eleição deste ano contará com efetivo 11% menor no número de policiais na Região Metropolitana do Recife e no interior do estado. Ao todo, serão 13.056 policiais militares e civis. Em contraponto, a Polícia Federal (PF) promete um aumento de 100% no efetivo para investigar crimes eleitorais ocorridos no domingo (2). Entretanto, o superintendente da PF não informou a quantidade de agentes envolvidos por motivos de segurança.

Os dados foram repassados pelo secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, na manhã desta quinta-feira (29), durante coletiva de imprensa na sede da pasta. Apesar da queda no quantitativo de policiais, ele alega que haverá uma melhor logística. Serão 12.111 PMs e 945 policiais civis. Os delegados irão trabalhar em regime de plantão, das 8h às 20h no dia.

“Nós vimos que havia distribuições de urnas de centros regionais para locais de votação com uma antecedência que não era necessária. Então, nós atrasamos um pouco essa distribuição para o local de votação e com isso nós otimizamos. Agora, são mais policiais nas ruas para tomar conta da segurança como um todo”, defende. Ele ainda garante que não haverá prejuízo para a segurança do pleito.

Além da SDS e da Polícia Federal, representantes do Corpo de Bombeiros, da Procuradoria Regional Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estiveram presentes na reunião para divulgar as ações de segurança para o domingo (2).

Polícia Federal
Já o reforço da Polícia Federal nas equipes de investigação de crimes eleitorais busca acelerar os pedidos emitidos por juízes durante o pleito. Entre os casos na mira da PF estão a compra e venda de voto, a “boca de urna” e o transporte irregular de eleitores.

“O reforço de 100% é referente à eleição de 2014. Infelizmente, por medidas de segurança, nós não podemos passar a quantidade que essa porcentagem representa. Porém, com esse aumento nós podemos estabelecer imediatamente várias equipes sempre que um juiz eleitoral pedir uma determinada ação para reprimir ou coibir qualquer tipo de crime eleitoral”, contou o superintendente da PF, Marcelo Diniz Cordeiro.

Nesta manhã, 300 PMs seguiram rumo ao Sertão do estado. Outros 700 estão previstos para viajarem para cidades do Agreste e da Zona da Mata pernambucana na sexta-feira (30). Ao todo, o efetivo vai atuar em 3.302 pontos de votação.

“Estudamos os últimos pleitos e há locais com maiores incidências de ocorrências e outros não. É natural que num planejamento você dimensione os meios com maiores problemas”, destacou Alessandro Carvalho ao mencionar que os últimos acontecimentos criminais durante atos políticos e contra candidatos.

Quanto à comercialização de bebidas alcoólicas, a liberação segue neste ano. De acordo com o titular da SDS, a fiscalização acabava prejudicando o policiamento. “Porém, se o juiz eleitoral determinar no dia que é necessário essa proibição nós cumpriremos sua decisão”, completou.

TRE
O Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Defesa Social vão trabalhar juntos, numa sala de gerenciamento de segurança, no bairro de São José até o fim da apuração dos votos. Pela primeira vez, um juiz eleitoral não acumulará uma cidade e um distrito. Ao todo, serão 151 juízes nas cidades sedes e 64 nas cidades termos, como são chamados os distritos.

“Antes, o juiz era responsável por dois municípios, uma sede e um termo. Então, o presidente do TRE mandou outro juiz eleitoral para o termo. Assim, ele auxilia também a apuração daquelas eleições”, explicou o assessor da presidência do TRE, Henrique Melo.

Disque Eleitor
O TRE-PE disponibiliza um serviço para o eleitor saber seu local de votação. Telefonando para o Disque Eleitor, com número 3194-9400, a qualquer hora do dia ou da noite, o serviço automático informa, além do local de votação, locais de justificativa de ausência, documentos necessários para votar e como tirar certidões. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *