Escritório do Ibama em Salgueiro fecha após funcionar mais de 25 anos

 

 

 

Em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, o escritório do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) não está mais funcionando. Desde o dia 29 de abril deste ano, uma portaria da presidência do Instituto determinou o fechamento de várias unidades em todo o país. Na cidade, o Ibama atendia a 56 municípios na região.

Há mais de 25 anos, o Ibama funcionava em Salgueiro, com uma equipe de três analistas e seis funcionários terceirizados. “O próprio Ibama nacional, dentro do seu planejamento estratégico, já conta com o fechamento de vários escritórios. Hoje chega a 64 escritórios. Em função de uma lei complementar, que passa as responsabilidades para os estados e municípios e o Ibama fica com a sua ação federativa. Então esse é um dos motivos. Outro é que em Salgueiro, ele não atendia um dos critérios, que é o critério de ter aeroporto ou porto no local onde tem escritório”, explica o ambientalista e analista do Ibama em Salgueiro, Antônio Alencar Sampaio.

As demandas de produtividade e fiscalização ficarão agora sob a responsabilidade da superintendência do órgão no Recife. “As atribuições que são do Ibama, elas vão ser atendidas na capital. Isso gera um certo prejuízo, porque o escritório tinha uma ação direta com a comunidade. Ele tinha um papel de sensibilização, de formação, de capacitação e de fiscalização. Então ele tinha uma interação com os órgãos estaduais também e agora vai ser Recife quem vem direto para atender uma demanda”, relata Sampaio.

O prédio onde funcionava o Ibama deve ser entregue ao Instituto até o dia 31 de dezembro. Antes desse prazo, serão realizados trabalhos pendentes, como relação de processos e patrimônio. As denúncias de desmatamento, caças, degradação ambiental serão atendidas pela Agência Estadual de Meio Ambiente, que é a instituição do estado responsável pela área ambiental, pelo telefone (81) 3182-8800. (G1)

3 comments on “Escritório do Ibama em Salgueiro fecha após funcionar mais de 25 anos

  • Observe-se os critérios para o aeroporto ter ido para Serra Talhada. O principal é a distância entre Serra Talhada e as cidades. Veja que de Salgueiro para Serra Talhada gastamos uma hora de viagem, agora quanto tempo se gasta de Custódia, Arcoverde, Triunfo esses são apenas alguns exemplos. Pesquisem melhor e usem o bom senso. Eu também, de princípio, fiquei revoltada com a escolha de Serra Talhada. Agora estou tranquila e vejo que faz sentido.

    Responder
  • Não estava valendo de nada essa sede em Salgueiro,muitas vcs liguei para fazer denúncias de caça e matança de onça no município de Serrita e não atenderão e nem investigaram nada.
    Si a relatos de pessoas que caçava animais e o propio agente do Ibama que deveria coibir desta prática si deleitava comendo da caça aqui no município de Serrita,uma vergonha assa atitude.
    Quem cala fala abertamente.
    Quem mata as onças Nao tem pudor de falar abertamente que mato ,Mata ,e vai Mata novamente
    Tem que apurar e coibir a prática desses servidores que tem participação em certos delitos dessa natureza.

    Responder
  • Como 3 funcionários públicos podiam atender 64 municípios ? Me parece que a manutenção deste escritório era para atender os funcionários que eram lotados no município. Melhor seria estes funcionários publicarem as ações efetivas que realizaram e quais os resultados efetivos que deixaram para o município . Pensem !!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>