Exame prático com cinquentinhas terá uso obrigatório de sapato fechado

Conduzir 'cinquentinha' requer habilitação e licenciamento (Foto: Jonathan Lins/G1)

 

 

 

 

O uso de sapatos fechados será obrigatório em Pernambuco para quem for fazer as aulas e provas práticas de condução de motocicletas de 50 cilindradas, as ‘cinquentinhas’. A decisão é do diretor presidente do Departamento de Trânsito do estado (Detran-PE), Charles Ribeiro, que assinou uma portaria a ser publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (21). A medida também vale para a categoria ‘A’, ou seja, condutores de motocicletas comuns que vão tirar carteira.

A determinação tem um prazo de 30 dias para entrar em vigor. De acordo com Ribeiro, a medida pretende garantir a educação para segurança no trânsito dos candidatos à obtenção das categorias ‘ACC’, para cinquentinha, e ‘A’, para ciclomotores em geral. De acordo com Ribeiro, são altos os índices de acidentes de trânsito envolvendo condutores de motos com fraturas expostas e mutilações de membros inferiores.

Os dados do Detran-PE apontam que em 2015, o número de acidentes envolvendo esses veículos chegou a quase 33 mil, sendo 5,5% menor que 2014 quando aconteceram 34.794. Já o número de óbitos teve uma redução de 12%, entre 2014 e 2015, saindo de 820 para 719. Atualmente, a frota pernambucana é de 957.895 motos e ciclomotores.

Novas regras
Em maio deste ano, O Detran-PE determinou o emplacamento dos veículos abaixo de 50 cilindradas. As motos “cinquentinhas” fabricadas antes de 31 de julho de 2015 ou que não possuam marca ou modelo disponível no Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) também deverão passar por um novo processo de emplacamento. Entre 30 de julho de 2015 e 30 de agosto de 2016, o Detran-PE emplacou 32.614 cinquentinhas. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>