‘Jucazinho’ seca e dez cidades terão abastecimento por carro-pipa em PE

Barragem de Jucazinho entrou em colapso nesta segunda-feira (26) (Foto: Reprodução/TV Asa Branca)

 

 

 

A barragem de Jucazinho, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, entrou em colapso nesta segunda-feira (26). De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o reservatório está com 0,01% de água e não há como realizar abastecimento. A barragem abastecia 11 cidades. A partir desta semana, aproximadamente 200 mil pessoas destes municípios receberão água por meio de carro-pipa.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Jucazinho atingiu o volume morto em novembro de 2015, quando chegou a 2,52% do total. A barragem tem capacidade para comportar 327.036.000 m³ de água. A Compesa informou que na sexta-feira (23) ainda era possível bombear água, mas hoje o abastecimento ficou inviável.

Com a água diminuindo no reservatório, em setembro de 2015, três das 15 cidades que eram abastecidas por Jucazinho deixaram de receber água do reservatório: Caruaru, Bezerros e Gravatá. Já em 28 de julho de 2016 deixou de fornecer água para Santa Cruz do Capibaribe.

Com o colapso da barragem de Jucazinho, passam a receber água por carro-pipa as seguintes cidades: Toritama, Vertentes, Vertente do Lério, Frei Miguelinho, Santa Maria do Cambucá,Casinhas, Passira, Cumaru, Riacho das Almas e Salgadinho.

A assessoria da Compesa informou ao que o município de Surubim será abastecido pela barragem de Palmerinha, em Bom Jardim, que está com 4,8 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 80% da capacidade total. A Companhia informou que Caruaru e Santa Cruz do Capibaribe continuarão sendo abastecidos pela barragem do Prata. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>