Mais de 11 mil alunos disputam 1,7 mil vagas do vestibular seriado da UPE

UPE registra abstenção de 20,29% no 2º dia de provas do vestibular (Foto: Katherine Coutinho / G1)

 

 

 

A Universidade de Pernambuco (UPE) realiza as provas da terceira fase do Sistema Seriado de Seleção (SSA)  no domingo (13) e na segunda (14) em 21 prédios distribuídos no Recife e em Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada. No estado, 11.491 estudantes disputam as 1.730 vagas oferecidas pelo vestibular da instituição. As demais 1.730 serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos dois dias, as provas são aplicadas das 8h15 às 12h45, com os portões sendo fechados às 8h. A terceira fase do SSA/2017 corresponde ao triênio 2014/2016 e destina-se aos alunos do terceiro ou quarto ano do Ensino Médio que realizaram pelo menos uma das duas etapas anteriores à seleção pública de candidatos para o preenchimento de vagas dos cursos de graduação da UPE do ano letivo de 2017.

Para acessar a sala de aplicação das provas, o candidato precisa apresentar o Cartão Informativo, que pode ser impresso no site da UPE, e um documento de identidade (RG) original ou de algum outro documento que possua foto e assinatura recentes, como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O processo seletivo não considera a Carteira Nacional de Estudante como documento válido para fazer o vestibular.

A UPE tem 11 campus e oferece 54 cursos de graduação. De acordo com a instituição, a partir deste ano, os estudantes não vão mais escolher por entrada, mas por curso e turno.

Este ano, a universidade remanejou 20 vagas dos cursos de gestão em logística, nos campus Salgueiro (Sertão) e da Mata Sul, para aumentar de 30 para 40 oportunidades no curso de direito no Recife em e Arcoverde (Sertão).

Os candidatos que estão no segundo ano do Ensino Médio vão fazer a avaliação em 27 e 28 do mesmo mês. Os dias 4 e 5 de dezembro estão reservados para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio. O Sisu segue o cronograma do Ministério da Educação (MEC).

Descocupação temporária
Após uma assembleia, os alunos que ocupam as unidades da UPE decidiram se retirar, temporariamente, para a realização das provas do SSA do 3º ano. Os estudantes ocupam dez prédios em cinco campi no estado em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos da União. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241 e segue para o Senado, onde tramitará como PEC 55.

A desocupação teve início nesta quinta-feira (10). No entanto, as unidades só deverão estar totalmente liberadas a partir da sexta-feira (11). Os alunos deverão retornar aos prédios logo após as provas. De acordo com a vice presidente do Diretório Estudantil Central da UPE, Laleska dos Santos, a decisão ocorreu após uma reunião do comando do movimento de ocupação. A desocupação foi confirmada pela assessoria de imprensa da UPE. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>