Pernambuco está na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil

A maior parte da delegação pernambucana estuda na Escola de Aplicação do Recife / Foto: cortesia

 

 

Pernambuco terá 11 equipes na final da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que será realizada neste sábado (20) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em São Paulo. A maior parte da delegação do Estado vem da Escola de Aplicação do Recife (EAR), vinculada à Universidade de Pernambuco, que levará três grupos para a grande final. As demais equipes são dos colégios Militar de Pernambuco (2), Núcleo (2), Diocesano de Caruaru (2), Cândido Duarte (1) e do Instituto Federal de Pernambuco (1).

Com o tema “Escola: lugar de história”, a competição nacional recebeu as inscrições de 10,6 mil grupos, cada um composto por três alunos e um professor. No entanto, apenas 275 Equipes chegaram à final após cinco fases eliminatórias em que os estudantes respondia provas online. Nesta última etapa as provas são presenciais e os vencedores serão conhecidos domingo.

Todos os anos são entregues 15 medalhas de ouro, 25 pratas e 35 bronzes. Atualmente, a Escola de Aplicação do Recife é detentora da única medalha de ouro entregue a Pernambuco no ano passado e tem a missão de buscar o bicampeonato com as equipes ‘Pazuzu’, ‘T de Tatu’ e ‘Os Rochedinhos’.

Os pernambucanos da EAR viajam para São Paulo nesta sexta-feira (19) para participar da competição que acontecerá das 8h às 12h do sábado. As passagens aéreas foram cedidas pela Secretaria de Educação do Estado e a hospedagem foi garantida pelos estudante por meio de rifas e conquista de apoios.

Além das medalhas, os vencedores ganham entradas para museus de todo País, pacotes de livros, certificados, troféu e outros benefícios. Este é o quinto ano consecutivo que a EAR está presente na final da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Em 2012, 2013, 2014 e 2015, a escola conseguiu excelentes resultados. Em três edições conquistaram medalha de prata, uma vez bronze, além de menção honrosa.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp. Podem concorrer alunos do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos). É aberta para escolas públicas e particulares.

O Nordeste é a região com maior número de equipes que vão disputar a final da 8ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Ao todo são 164 equipes nordestinas. Em seguida, estão as regiões Sudeste, com 79 grupos; Norte, com 18, Centro-Oeste, 8, e Sul, com 6.

 

Do NE10

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *