Primeiro dia do vestibular seriado da UPE tem 9,2% de abstenção

Pais e estudantes se aglomeram na saída da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (Esef/UPE), um dos local de prova do SSA3 da UPE (Foto: Cláudia Ferreira/G1)

 

 

 

 

 

Mais de 10 mil estudantes em todo o estado, concluintes do ensino médio, iniciaram na manhã desse domingo (13) as provas da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3), da Universidade de Pernambuco (UPE). No primeiro dia, que teve 9,2% de abstenção, segundo dados da instituição, os candidatos fizeram testes de matemática, língua portuguesa, língua estrangeira e filosofia, além de escrever uma redação.

Este ano, ao todo, segundo a UPE, 11.503 jovens se inscreveram e 1.049 candidatos faltaram. O número de faltas é maior do que o registrado no primeiro dia do SSA3 em 2015, quando o índice foi de 8,93%. No ano passado, 1.032 pessoas não fizeram as provas no primeiro dia.

O tema da redação este ano foi ‘Conviver e dialogar com os pares e os diferentes é necessário’. Na segunda-feira (14), segundo e último dia da seleção, os candidatos vão fazer as provas de biologia, física, química, história, geografia e sociologia.

A estudante Joyce Kelly, de 17 anos, fez a prova no prédio da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (FENSG/UPE), em Santo Amaro, área central do Recife. Ela achou o tema proposto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, ‘Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil’, mais interessante.

“O tema não foi lá essas coisas, comparado com o do Enem, ele é bem desfocado, eu acho. É bem diferente, o Enem é mais fácil de desenvolver, por ser mais prático. Aqui é um tema mais filosófico, mas deu para fazer bem”, comparou a estudante, que concorre a uma vaga no curso de psicologia.

Candidata ao curso de enfermagem, Geovanna Santos Wanderley, de 17 anos, concordou com a colega sobre o tema da redação. Ainda assim, continua confiante quanto ao resultado.

“Eu gostei da prova. Adorei a parte de filosofia, eu me identifico bastante, só não gostei muito de matemática. Mas, no geral, eu gostei bastante”, concluiu.

Os testes estão sendo aplicados em 21 prédios distribuídos no Recife e em Garanhuns, Serra Talhada, Salgueiro, Petrolina, Palmares, Caruaru, Nazaré da Mata e Arcoverde.

A UPE tem 11 campus e oferece 54 cursos de graduação. Os estudantes disputam as 1.730 vagas oferecidas pelo vestibular da instituição.

As demais 1.730 serão destinadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O curso de Direiro, no campus Benfica, no Recife, é o mais concorrido este ano, com 52,5 candidatos por vaga.

Calendário de recursos
A Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE) anunciou que os candidatos que discordarem dos gabaritos das provas do SSA3 poderão interpor recurso, mediante instrumento escrito e protocolado à Secretaria da CPCA/UPE, das 8h às 16h.

Para as provas que acontecem neste domingo (13), os recursos serão recebidos na segunda (14). Já os recursos das provas realizadas na segunda serão recebidos somente na quarta-feira (16), por causa do feriado da Proclamação da República na terça (15). Quem estiver fora da Região Metropolitana do Recife poderá interpor seus recursos nas unidades da UPE da respectiva região.

Descocupação temporária
Após uma assembleia, os alunos que ocupam as unidades da UPE decidiram se retirar, temporariamente, para a realização das provas do SSA do 3º ano. Os estudantes ocupam dez prédios em cinco campi no estado em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do teto dos gastos da União. Ela foi aprovada na Câmara dos Deputados como PEC 241 e segue para o Senado, onde tramitará como PEC 55.

A desocupação teve início na última quinta-feira (10). Os alunos deverão retornar aos prédios logo após as provas.

De acordo com a vice presidente do Diretório Estudantil Central da UPE, Laleska dos Santos, a decisão ocorreu após uma reunião do comando do movimento de ocupação. A desocupação foi confirmada pela assessoria de imprensa da UPE. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>