Raquel Lyra, do PSDB, é eleita prefeita de Caruaru no 2º turno das eleições

Resultado de imagem para Raquel Lyra, do PSDB, é eleita prefeita de Caruaru no 2º turno das eleições

 

 

 

Raquel Lyra, do PSDB, foi eleita prefeita de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, nesse domingo (30). A tucana será a primeira mulher a assumir a gestão do município. Raquel venceu Tony Gel, do PMDB, que foi prefeito de Caruaru entre 2000 e 2008.
(Veja a apuração completa do segundo turno em Caruaru)

Segundo a Justiça Eleitoral, Raquel recebeu 93.803 votos, o que corresponde a 53,15% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony teve 82.679 votos, o que equivale a 46,85%. A gestão dela começa em janeiro de 2017. O vice-prefeito é Rodrigo Pinheiro, também do PSDB.

Foram registrados, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, 2.891 votos brancos (1,55%), 7.491 votos nulos (3,99%) e 23.073 abstenções (10,99%). Caruaru tem um total de 209.897 eleitores aptos a votar.

Campanha
No primeiro turno, Raquel teve 44.776 votos, o que corresponde a 26,08% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos). Tony recebeu 63.697 votos, o que equivale a 37,10%. O Delegado Lessa (PR) ficou em terceiro, com 23,94% dos votos. A votação referente ao primeiro turno nas Eleições 2016 ocorreu das 8h às 17h do domingo (2).

No segundo turno, a campanha foi marcada por troca de farpas entre os candidatos. As polêmicas foram sobre o histórico político da família de Raquel Lyra, cujo pai, João Lyra Neto, já foi governador de Pernambuco e prefeito de Caruaru. Sobre Tony Gel, as polêmicas foram sobre as gestões anteriores do candidato, que já foi prefeito e vereador de Caruaru.

‘Desafio é maior’
Após o resultado, Raquel Lyra agradeceu os votos. “Minhas palavras são de gratidão ao povo de Caruaru que acreditou que a gente, pode sim, representar um projeto de renovação política. Uma gestão democrática e participativa de verdade”. Ela também disse que quer ser prefeita de “todos os caruaruenses e não vamos distinguir cores partidárias”

A prefeita eleita afirmou que a gestão será um “desafio maior”. “Vamos melhorar a vida das pessoas onde elas vivem e para isso nós iremos contar com todos vocês. O desafio é muito maior, eu termino a campanha com a oportunidade de ser a primeira mulher prefeita de Caruaru. O meu compromisso, o meu trabalho vai ser muito mais pesado durante o nosso mandato, do que foi durante a campanha”.

Tony Gel se diz surpreso
O candidato do PMDB que foi derrotado neste domingo, disse que reconhece o resultado das urnas. “Estou muito surpreso, porque todas as pesquisas falharam. Isso é uma coisa que a gente tem que lamentar, todas erraram. Surpreso estou com a minha pesquisa interna, que dizia que eu seria vitorioso. [Foi] uma campanha limpa, bonita e, de repente, o povo não entendeu a minha mensagem. Eu tenho que descobrir o que houve, não tenho nada a contestar sobre o resultado, apenas estou surpreso, a cidade está surpresa”, disse.

Ele também falou que vai cobrar da nova prefeita as promessas feitas durante a campanha. “Declaro que todos nós estaremos vigilantes. Que ela possa cumprir todas as promessas, inclusive das oito mil vagas de creche, que foi uma proposta muito forte. A gente vai cobrar. Quero o melhor para Caruaru e para o nosso povo”.

Tony Gel disse em entrevista à Globo FM que tentou ligar para Raquel Lyra após o resultado. “Liguei duas vezes, mas só chamou. Liguei pra parabenizar e desejar muito sucesso na gestão dela. Estou pronto para outras batalhas, agradeço ao povo de Caruaru.Agora é descansar. Que a minha colega comemore, ela tem todo o direito de comemorar”.

Perfil
Raquel Lyra nasceu no Recife em 2 de dezembro de 1978. A tucana é casada e tem dois filhos. Ela é formada em direito, atuou como delegada da Polícia Federal até 2005. Já foi eleita deputada estadual por duas vezes e foi também secretária da Criança e da Juventude (SCJ).

Veja abaixo as propostas de Raquel para 10 assuntos selecionados pelo G1:

Educação
Vamos investir na escola de tempo integral, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento dos alunos, com um modelo pedagógico de qualidade. Nosso compromisso é implantar quatro novas escolas em tempo integral no primeiro ano de governo.

Lazer
Caruaru necessita de uma política pública que promova a realização de atividades de esporte e lazer nas escolas, nos equipamentos de esporte, nas praças e ruas, tanto da zona urbana quanto da rural, visando à melhoria da qualidade de vida da população.

Saúde
Atendimento de 100% da população usuária do SUS através do programa Saúde da Família, vamos implantar 8 novas unidades de saúde – AME Caruaru. A população da zona rural terá o transporte e oftalmologia e odontologia estará presente nas escolas da rede municipal e nas comunidades.

Meio ambiente
Elaboração do plano diretor de saneamento básico, intervenções nos canais e cursos d’água, otimizar a implantação do Programa de Saneamento Ambiental – PSA Ipojuca por meio de convênio, implantação de estações de tratamento de esgoto, de pequeno porte, na zona rural.

Turismo
Instituir um calendário de eventos culturais e de negócios, projetos que permitam fortalecer ecoturismo e o turismo rural, fortalecimento da a identidade cultural e desenvolver o potencial turístico de Caruaru e seus valores, gerando trabalho e renda através da economia criativa.

Mobilidade urbana
Elaboração do Plano de Mobilidade Urbana, com transparência e participação. Conectar a cidade através de obras viárias e transporte público de qualidade. Construção da Via Parque, na linha férrea. Remodelar os terminais e mais obras de pavimentação e drenagem, com manutenção.

Iluminação
Implantar o programa Ilumina Caruaru com cobertura de 100% da iluminação pública urbana e rural melhorando a infraestrutura e a segurança de todos os cidadãos, inclusive com substituição por lâmpadas LED, dependendo da viabilidade técnica.

Abastecimento
Parcerias com a concessionária, expandindo o serviço para as localidades que não possuem rede de distribuição. Ampliação da capacidade de armazenamento de água de barragens e pequenas redes de abastecimento de água interligando as barragens locais aos reservatórios elevados.

Infraestrutura
Articular ações com entes públicos e privados para reforma do Aeroporto Oscar Laranjeira, na cidade de Caruaru, favorecendo a conexão da capital do Agreste com o contexto regional e nacional.

Economia
Fortalecer o Polo de Confecção e transferência da Feira da Sulanca de forma gratuita para o sulanqueiro que não pode pagar. Diversificar a economia por meio de estímulo a novas atividades econômicas. Fomentar as feiras livres da cidade e investir na economia criativa.

Veja o resultado das eleições:
– Raquel Lyra (PSDB): 53,15% (93.803 votos)
Tony Gel (PMDB): 46,85% (82.679 votos)
– Votos brancos: 1,55% (2.891)
– Votos nulos: 3,99% (7.491)
– Abstenções: 23.073 (10,99%)

 

Do G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>