AULA ESPETÁCULO SOBRE FREVO CIRCULARÁ DO LITORAL AO SERTÃO DE PERNAMBUCO
A iniciativa cultural “Transpondo o Passo: Aula Espetáculo de Frevo” percorrerá, no mês de fevereiro, cinco escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, localizadas em quatro macrorregiões do estado de Pernambuco. Mais especificamente, as cidades contempladas serão: Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, com duas escolas; Caruaru, no Agreste, com uma escola; Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte, com uma escola; e Recife, na Região Metropolitana, com uma escola.
O projeto, incentivado pelo FUNCULTURA/FUNDARPE – Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco, busca promover ações de salvaguarda do Frevo enquanto Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A proposta inclui uma aula espetáculo que une teoria e prática,
realizada de forma demonstrativa e participativa, apresentando o Frevo — sua história e evolução, ritmo e dança, além de suas variações musicais: frevo de rua, de bloco e de canção. Além disso, a aula permitirá aos espectadores conhecer a relação entre o Frevo e o Xaxado, por meio da musicalidade do compositor Lourival
Oliveira.
A aula espetáculo é planejada para oportunizar a reflexão sobre o Frevo e seu aprofundamento a partir de elementos relacionados à cultura nordestina, como a poesia. Cada escola receberá uma quantidade de folhetos de cordel que contam a história do Frevo. A ação cultural garante acessibilidade para estudantes com deficiência auditiva, por meio da interpretação de português para Libras.
Compõem a equipe de execução do projeto profissionais de diversos segmentos relacionados ao Frevo: os passistas Branca Sousa, Edilson Leite e Bruno Vasco; a Orquestra Pajeú de Frevo, todos oriundos do interior; e, claro, o mestre passista Gil do Passo, vindo da Capital do Frevo, mas residente em Serra Talhada desde 2015. É nessa cidade que ele fincou raízes e desenvolve diversas ações de salvaguarda desse ritmo tão pernambucano quanto nós, por meio do projeto Sertão Frevo, vencedor de prêmios como o 5º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco no ano de 2020 e o 1º Prêmio Trajetórias em Dança: Mônica Japiassú de Trajetórias em Dança de 2023.
Serviço:
Dia 13 de fevereiro pela manhã
Escola de Aplicação Professor Chaves – Nazaré da Mata;
Dia 13 de fevereiro à tarde
EREM Padre Zacarias Tavares – Caruaru
Dia 14 de Fevereiro pela Manhã
EREM Nóbrega – Estrada de Belém – Recife
Dia 19 de fevereiro pela manhã
Escola Municipal Maria Alves Bezerra – Poço da Cerca/Serra Talhada
Dia 20 de fevereiro à tarde
ETE – Escola Técnica Estadual Clóvis Nogueira Alves – Serra Talhada
Por Carlos Sett
Assessor de comunicação e imprensa do projeto