Contas de 2020 de Luciano Duque deverão ser votadas na Câmara de Serra Talhada terça (26)
As contas do ex-prefeito Luciano Duque (SD), referentes ao exercício de 2020, deverão ser apreciadas e votadas na sessão da Câmara de Vereadores de Serra Talhada, marcada para a próxima terça-feira, 26 de agosto.
O parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) recomenda a aprovação com ressalvas, reconhecendo o contexto da pandemia da Covid-19 como fator atenuante para falhas técnicas, especialmente no cumprimento do percentual mínimo de investimentos em educação.
Nos bastidores, a movimentação política mostra um cenário diferente do ocorrido em 2019, quando a base da prefeita Márcia Conrado rejeitou as contas de Duque, mesmo com parecer favorável do TCE.
Foram 13 votos contrários e apenas 4 favoráveis. Agora, a leitura é de que a pandemia exige uma análise mais madura e coletiva, levando em consideração as dificuldades enfrentadas pela gestão pública em meio à crise sanitária e financeira.
O blog fez a leitura do parecer/relatório. Entre os pontos observados pelo TCE estão também pendências no recolhimento de contribuições previdenciárias, igualmente relativizadas pelo momento de colapso financeiro. A expectativa, a preço de hoje, é que as contas de 2020 sejam aprovadas de forma unânime.
Ainda assim, o clima político em Serra Talhada continua marcado pela imprevisibilidade.
Do Júnior Campos