Servidores de Serra Talhada protestam no TCE e MPPE contra falta de repasses ao IPPST e cobram justiça da gestão Márcia Conrado
Um grupo de servidores, inativos da Prefeitura de Serra Talhada está no Recife-PE, nesta terça-feira (4), participando de uma mobilização no no Tribunal de Contas do Estado (TCE/PE) e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A comitiva é liderada pelo Sintest — Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada, e cobra providências em relação aos repasses das alíquotas patronais ao Instituto Próprio de Previdência dos Servidores Municipais de Serra Talhada (IPPST), como também, repasses de valores descontados em folha dos servidores municipais quanto aos empréstimos consignados.

Antes do encontro, com o Presidente do TCE/PE, conselheiro Valdecir Pascoal e o o Procurador-Geral de Justiça do MPPE, José Paulo Cavalcanti Xavier Filho. que teve o apoio do deputado Luciano Duque e respaldo jurídico do advogado, Davi Duque, as participantes exibiram faixas com mensagens fortes de protesto. Em uma delas, o sindicato alerta: “Não repassar as alíquotas patronais para o IPPST é crime de responsabilidade fiscal! Queremos justiça!”. Outras faixas destacam a indignação dos servidores: “Gestora, o IPPST é nosso! Devolva o dinheiro!” e “A força do direito deve superar o direito da força”, citando Martin Luther King Jr.
O movimento busca chamar a atenção do presidente do TCE-PE e dos conselheiros da Corte para o que os manifestantes classificam como “desmandos da gestão municipal” na condução dos recursos previdenciários. Segundo o sindicato, o objetivo é garantir transparência e a devolução dos valores que seriam devidos ao instituto.
O Sintest liderado por Vera Luza, reforça que a mobilização é em defesa dos direitos dos servidores e aposentados que contribuíram durante anos com o serviço público e agora se sentem ameaçados pela falta de repasses. “A aposentadoria não é um privilégio, é uma conquista”, diz outra faixa exibida pelo grupo.
