Saúde Serra Talhada terá expansão da atenção oncológica e reforço em serviços de saúde

A Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB/PE) aprovou uma série de medidas voltadas para a melhoria da saúde no Estado, contemplando também o município de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. Entre as iniciativas, está a ampliação da rede de atenção oncológica, programas de telemedicina e fortalecimento da atenção especializada.

Segundo as resoluções publicadas entre outubro e novembro de 2025, Serra Talhada integra o Plano de Expansão da Rede Estadual de Média e Alta Complexidade em Oncologia, com o Hospital São Vicente habilitado como unidade de alta complexidade (UNACON). A medida visa ampliar a oferta de serviços especializados, incluindo radioterapia e tratamento oncológico para a população da região.

Além disso, o Estado aprovou programas de teleoncologia, permitindo que pacientes com suspeita ou diagnóstico de câncer tenham acompanhamento remoto, com encaminhamentos e orientação por profissionais capacitados, agilizando o acesso aos tratamentos. O plano também prevê a interiorização do atendimento oncológico, beneficiando municípios do Sertão e do Agreste.

Outra frente de ação aprovada é o Plano de Redução da Taxa de Cesarianas, que será implementado em maternidades e hospitais da rede pública, incluindo centros de parto normal em Pernambuco. O objetivo é incentivar o parto vaginal sempre que possível, garantindo mais segurança e recuperação mais rápida para mães e bebês.

Serra Talhada, como parte da III Região de Saúde, se beneficia também das políticas de Média e Alta Complexidade (MAC), com repasses financeiros destinados ao custeio de serviços hospitalares e ambulatoriais especializados, em parcela única, financiados pelo Ministério da Saúde.

Essas iniciativas fazem parte de uma série de ações do Governo de Pernambuco para fortalecer a saúde pública, melhorar o acesso a tratamentos especializados e modernizar a atenção à população no Sertão do Pajeú.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *