“Tentam me calar”: China reage a nova ameaça de ação na Comissão de Ética
O vereador China, da Câmara Municipal de Serra Talhada, divulgou uma nota pública após a sessão desta semana, denunciando novas investidas do vereador Tércio Siqueira, que preside a Comissão de Ética para, segundo ele, tentar silenciar seu trabalho de fiscalização.
China relata que, enquanto fazia cobranças em defesa da população, Tércio afirmou que acionaria a Comissão de Ética contra ele. O parlamentar destaca que essa não é a primeira vez que enfrenta tentativas de constrangimento dentro da Casa, sempre oriundas do mesmo vereador.
Na tribuna, China pautou a necessidade de planejamento de infraestrutura para o Residencial Vanete Almeida, cobrando a construção de escola, creche e posto de saúde. Também questionou a tramitação de projetos que criam novos cargos no município, enquanto, segundo ele, áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura e limpeza pública continuam sem prioridade. “O debate deveria ser sobre esses problemas, mas novamente tentaram desviar o foco”, apontou.
O vereador ainda criticou a falta de atuação da Comissão de Ética. Ele lembra que já foi alvo de comentários discriminatórios, chegando a ser chamado de “seboso”, expressão que classifica como depreciativa, discriminatória e incompatível com o decoro parlamentar. Mesmo assim, afirma que até hoje não houve qualquer apuração ou manifestação da presidência da comissão diante do episódio.
China conclui afirmando que seguirá firme nas cobranças: “Não vou recuar das cobranças que interessam ao povo”.
NOTA DO VEREADOR CHINA DE SERRA TALHADA
Durante a sessão desta semana na Câmara de Vereadores, enquanto eu fazia cobranças em defesa da população, fui mais uma vez surpreendido pelo vereador Tércio Siqueira, que afirmou que iria acionar a Comissão de Ética, que ele preside.
Essa não é a primeira vez que sou alvo de tentativas de silenciamento e constrangimento dentro da Casa, pelo mesmo parlamentar.
Minha manifestação na tribuna foi sobre a necessidade de um planejamento de infraestrutura no Residencial Vanete Almeida: a construção de escola, creche e um posto de saúde. Também questionei a tramitação na Casa sobre a criação de novos cargos, enquanto o município deixa prioridades essenciais, saúde, educação, infraestrutura e limpeza pública de lado. O debate deveria ser sobre esses problemas, mas novamente tentaram desviar o foco.
Ressalto ainda que a Comissão de Ética tem fechado os olhos para situações graves, inclusive quando já fui vítima de comentários discriminatórios, sendo chamado até de “ceboso”; comentário depreciativo e discriminatório, atentatório à honra e incompatível com o decoro parlamentar. Até hoje, não houve qualquer apuração ou manifestação da presidência dessa mesma comissão.
Sigo firme: não vou recuar das cobranças que interessam ao povo.
Vereador China
