ATÉ QUANDO? ‘Virou a Praça dos Cachorros’: morador denuncia abandono na Praça dos Ipês

O que deveria ser um espaço de convivência, lazer e socialização em Serra Talhada tem se transformado em um retrato do abandono do poder público. A Praça dos Ipês, um dos principais pontos utilizados por moradores para caminhadas e momentos de lazer, hoje vive uma realidade marcada por medo e insegurança.

Um vídeo enviado ao radialista Francys Maya mostra o desabafo de um morador durante uma caminhada no local. Nas imagens, ele relata a presença constante de dezenas de cachorros, muitos deles avançando contra quem utiliza o equipamento. A situação chegou a um ponto extremo quando ele chama atenção para uma mulher que também fazia caminhada e estava portando um taco de beisebol, como forma de proteção.

“…eu acompnho aqui essa senhora, e ela tá com o taco de beisebol..olha a situação aqui”, narra o morador no vídeo, completando: “atacou [os cachorros] ela aqui…não é de sinuca não é de beisebol”, reforçou. “Eu tenho que reagir”, disse a senhora mostrando o instrumento de defesa.

O denunciante afirma ainda que os ataques já provocaram consequências mais graves. Segundo ele, um tenente da Polícia Militar foi atacado no dia anterior, precisando de atendimento médico imediato.
“Aí atacou o tenente da Polícia Militar ontem. Teve que ir pro CESP com urgência”, relata.

No vídeo, ele também faz um apelo direto à Prefeitura e aos órgãos responsáveis, cobrando providências urgentes diante da situação. “Aqui ela tá fazendo um apelo aqui pro Centro de Zoonoze da Prefeitura, pra tomar providência com essa situação aqui, né?”, diz, enquanto continua mostrando os animais no local.

O morador reforça o clima de insegurança vivido por quem tenta utilizar a praça. “Tá difícil aqui. A gente não pode nem correr, é só caminhar. Um bicho desse aqui ia atacar a gente”, afirma.

Durante a gravação, novos cachorros se aproximam, aumentando a tensão. “Olha, chegando. Olha, chegando mais. Aqui virou uma comunidade. A gente chamava Praça dos Ipês, mas agora não. É Praça dos Cachorros. Olha como é que tá isso aqui”, desabafa.

Ele ainda relata que a quantidade de animais é alarmante. “Tem cachorro dos dois lados, da direita e da esquerda. Agora é coisa de 50, 60 cachorro. Tá demais. Tem que tomar providência urgente”, completa.

A Praça dos Ipês, inclusive, já foi palco de outras denúncias. Ainda esta semana, moradores denunciaram a presença de gado solto no mesmo espaço, fato que ganhou repercussão na imprensa. Agora, a cena se repete com cachorros, circulando livremente em áreas destinadas ao convívio da população.

A realidade de Serra Talhada hoje é essa: cachorros, gado, cavalos e moradores de rua, ocupando os principais espaços de convivência da cidade, enquanto moradores convivem com o medo e a sensação de abandono. Praças, que deveriam ser ambientes seguros para famílias, jovens e crianças, se transformaram em locais onde é preciso caminhar em alerta e, em alguns casos, improvisar meios de defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *