Concurso para técnico judiciário do TJPE é anulado após PF confirmar fraude em prova
O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) anunciaram, nesta segunda-feira (26), a anulação das provas do cargo de Técnico Judiciário, em todas as especialidades e polos, do concurso público regido pelo Edital nº 01/2025.
A decisão foi tomada após a divulgação de fatos apurados em investigação policial que identificou fraudes em concursos públicos de grande porte em nível nacional e estadual. De acordo com a nota oficial, há indícios de atuação de uma organização criminosa no dia 21 de setembro de 2025, data de aplicação das provas de Técnico Judiciário, o que motivou a medida.
Segundo a Comissão Especial de Acompanhamento do Concurso, a anulação ocorreu após análise técnica e administrativa, com o objetivo de preservar a lisura, a transparência e a credibilidade do certame, além de garantir igualdade de condições entre os candidatos.
Um novo calendário para a reaplicação das provas de Técnico Judiciário será divulgado oportunamente.
Por outro lado, o TJPE e o IBFC informaram que as provas para os cargos de Analista Judiciário e Oficial de Justiça permanecem válidas, já que não há qualquer indício de comprometimento desses certames, conforme as investigações policiais. Os resultados dessas provas devem ser divulgados nos próximos dias, dentro de cronograma a ser informado.
Em nota, a Comissão e o IBFC reforçaram o compromisso institucional com a legalidade, a meritocracia e o interesse público, destacando que seguirão colaborando com as autoridades competentes e mantendo a sociedade informada sobre todos os desdobramentos.
Do Júnior Campos
