Em meio à repercussão do homicídio e prisão de vereador, Câmara de Petrolândia antecipa eleição da Mesa Diretora

Em meio à forte repercussão do homicídio que chocou Petrolândia e todo território pernambucano , a Câmara Municipal do município convocou uma Sessão Extraordinária para esta sexta-feira (30), às 11h, com objetivo de antecipar a eleição da Mesa Diretora referente ao biênio 2027/2028.

A movimentação ocorre em um momento delicado para o Parlamento local, marcado pela prisão do vereador Cristiano Lima dos Santos (PSB), conhecido como “Cristiano da Van”, de 45 anos, suspeito de envolvimento no assassinato do empresário e mergulhador Samy (ou Samyr) Oliveira, de 42 anos.

Samy foi baleado em um atentado no dia 13 de janeiro, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, em Petrolândia. Ele chegou a ser socorrido e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada, onde passou por cirurgia, mas não resistiu e morreu no dia 22 de janeiro.

De acordo com as investigações da Polícia Civil de Pernambuco, Cristiano da Van é apontado como um dos quatro envolvidos no crime e teria conduzido a motocicleta utilizada na perseguição à vítima antes dos disparos. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara da Comarca de Petrolândia. O vereador foi localizado e preso nesta quarta-feira (28), no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Estado.

Na decisão que determinou a prisão preventiva, o juiz Daladie Duarte Souza destacou a gravidade do crime e a existência de indícios suficientes de autoria, além da necessidade de garantir a ordem pública e o andamento das investigações.

A convocação da sessão extraordinária foi publicada em edital pelo presidente da Câmara, Erinaldo Alencar Fernandes, as chapas interessadas em disputar a Mesa Diretora devem ser apresentadas à Secretaria da Câmara até as 10h da quinta-feira (29), para fins de homologação.

A votação será secreta, conforme estabelece o Regimento Interno, sendo vedada a participação de um mesmo vereador em mais de uma chapa.

A antecipação da eleição da Mesa Diretora, em meio a um cenário de instabilidade política e forte comoção social, tem gerado questionamentos nos bastidores sobre as prioridades do Legislativo municipal neste momento.

 

Do Júnior Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *