Desemprego sobe a 7,8% no trimestre terminado em fevereiro, diz IBGE

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no Brasil atingiu 7,8% no trimestre encerrado em fevereiro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. Esta taxa representa um aumento de 0,3 ponto percentual em relação ao trimestre anterior, que era de 7,5%. No mesmo período do ano anterior, a taxa era de 8,6%.

O número absoluto de desempregados cresceu 4,1% em comparação com o trimestre anterior, totalizando 8,5 milhões de pessoas. No entanto, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve um recuo de 7,5%.

Apesar da estabilidade na população ocupada, que se manteve em 100,2 milhões de pessoas entre dezembro e fevereiro, o aumento na taxa de desemprego foi atribuído ao aumento da procura por trabalho, conforme ressaltado pelo IBGE. No acumulado do ano, houve um aumento de 2,2% na população ocupada, representando um acréscimo de 2,1 milhões de pessoas empregadas.

Os resultados divulgados pelo IBGE estão alinhados com as projeções do mercado financeiro para o trimestre, evidenciando um cenário de desafios no mercado de trabalho brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *