Câmeras registram Meteoro passando por Serra Talhada

Mais uma vez, as Câmeras do ‘Clima Tempo’ registraram um meteoro passando pela cidade de Serra Talhada, Capital do Xaxado. A equipe enviou as imagem para o Portal Nayn Neto.

O Meteoro cruzou o céu de pelo menos 16 cidades do Nordeste. Além de Serra Talhada, outras cidades que registraram foram: Barbalha/CE, Brejo Santo/CE, Juazeiro do Norte/CE, Sertânia/PE, Cabrobó /PE, Petrolândia/PE, Serra Talhada/PE, Curaçá/BA, Seabra/BA, Conceição do Coité/BA, Guamaré/RN, Mossoró/RN, Estância/SE, Aracaju/SE (3 câmeras), Monteiro/PB e Palmeira dos Índios/AL

“Foi muito interessante na hora que passou. Estava aqui sentado na calçada e nunca tinha visto um desse antes.” Disse Maria Clara, moradora de Serra Talhada.

O que é um meteoro?

Confira uma breve explicação do Marcelo Zurita da Bramon: “Asteroides, meteoroides e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora. Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente.”

De maneira geral, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de ?fireball? ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera. Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo.

 

Do Nayn Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *