China denuncia que ACS recebem só “manteiga na cara” do governo, sem incentivo e sem protetor solar
O vereador China Menezes voltou a denunciar, na sessão desta terça-feira (25), a frustração dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) com a falta de pagamento do incentivo regulamentado no município através do Projeto de Lei nº 039, de 29 de setembro de 2025, o mesmo que instituiu o incentivo por desempenho no âmbito do programa Saúde Brasil 360 / Previne Brasil. Segundo ele, o município não cumpriu o que foi aprovado e ignorou os alertas feitos no dia da votação.
Incentivo não pago aos ACS
China afirmou ter conversado com diversos agentes comunitários de saúde que estariam “tristes e se sentindo lesados”.
Segundo o vereador, embora os ACS estejam “cumprindo metas”, o governo municipal não repassou o incentivo aprovado pela Casa.
“Foi aprovado por esta Casa, já estamos caminhando para três meses, e o governo não deu resposta. Os ACS estão cumprindo o papel deles, mas o governo passou manteiga na cara desses profissionais. Nem sequer protetor solar a Secretaria de Saúde está distribuindo”, criticou.
O parlamentar disse ainda que, no dia da votação do projeto, alertou que o município “não honraria” o compromisso o que, segundo ele, acabou se confirmando.
‘Graças a Deus que não faço mais parte dessa gestão desastrosa’
Num tom mais duro, China Menezes voltou a classificar a administração municipal como “desastrosa” e afirmou que se sente aliviado por não integrar mais a base governista.
“Graças a Deus que eu não faço mais parte dessa gestão. Acertei, estava vivendo um pesadelo e me acordei. Hoje somos quatro na oposição e amanhã seremos cinco, porque muitos ainda vão se acordar”, declarou.
