Corregedor do TRF5 designa novo juiz para a 18ª Vara Federal de ST, destravando expectativa sobre precatórios do Fundef

A advocacia pernambucana conquistou mais um avanço decisivo. Após solicitação formal da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), o corregedor-regional do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Leonardo Resende Martins, determinou a designação do juiz Henrique Jorge Dantas da Cruz para assumir, de forma provisória, a titularidade da 18ª Vara Federal de Pernambuco, sediada em Serra Talhada.

A decisão, assinada na segunda-feira (17), atende o ofício nº 125/2025 enviado pela OAB-PE, com apoio das subseções de Afogados da Ingazeira, São José do Egito e Serra Talhada, e representa um desfecho importante diante dos inúmeros problemas enfrentados na unidade judiciária nos últimos meses.

“Essa é mais uma vitória significativa para a advocacia do Sertão e para toda a OAB-PE. A designação de um juiz para a titularidade provisória da 18ª Vara Federal reforça a importância do nosso pleito e demonstra o compromisso da Ordem em buscar soluções concretas para melhorar a prestação jurisdicional”, destacou a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella.

O presidente da OAB Afogados da Ingazeira, Jonas Cassiano, reforçou:

“Esse atendimento ao pleito reforça a força da união das subseções e o compromisso em assegurar uma Justiça célere e funcional para toda a região.”

Contexto: mobilização cresce diante do travamento dos precatórios do Fundef

A movimentação da OAB-PE acontece em um momento de forte pressão social envolvendo a 18ª Vara Federal. Em um movimento recente, professores da rede municipal de Serra Talhada realizaram uma mobilização pacífica em frente à sede da Justiça Federal, buscando informações sobre a liberação dos precatórios do Fundef, cujo processo se arrasta há quase 20 anos.

Representantes da categoria foram recebidos pela Corregedoria do TRF5 e saíram otimistas quanto à assinatura do alvará que permitirá ao município receber os valores. O recurso já está depositado pelo Banco do Brasil desde 1º de agosto de 2025, conforme certidão revelada pelo Blog de Júnior Campos, e encontra-se formalmente à disposição do juízo da 18ª Vara Federal.

A situação é semelhante no município de Flores, onde professores também estiveram na vara para acompanhar o andamento do processo referente aos seus precatórios.

Expectativa é de destravamento dos processos

Com a designação de um novo titular provisório, cresce a expectativa de que processos cruciais, como os precatórios de Serra Talhada e Flores, que estavam parados, finalmente avancem.

Do Júnior Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *