Covidão: Polícia Federal deflagra operação para apurar fraudes em licitações na compra de insumos em Juazeiro da Bahia

PF deflagra Operação Carga Viral para apurar fraudes em processos para aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da Covid-19.

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria Geral da União, nesta terça-feira (13/07), deflagrou a Operação Carga Viral, que investiga fraudes em procedimentos de dispensa de licitação realizados pelo Município de Juazeiro/BA, para a aquisição de insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

Cerca de 30 policiais federais e 9 auditores da CGU estão cumprindo 8 mandados de busca e apreensão, todos eles expedidos pelo Juízo Federal da Subeção Judiciária de Juazeiro/BA, sendo 1 em Petrolina/PE, 6 em Juazeiro/BA e 1 em Lauro de Freitas/BA.

Os elementos colhidos durante a investigação apontaram fortes indícios de que, em 2020, servidores públicos da antiga gestão da Secretaria de Saúde, em conluio com empresários, fraudaram contratos e elevaram arbitrária e significativamente os preços de máscaras de proteção facial e kits de teste rápido para Covid-19. Estima-se um prejuízo ao erário de mais de R$ 1 milhão.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados responderão pelos crimes de fraude à licitação (art. 90 da Lei 8.666/93) e superfaturamento (art. 96, I da Lei 8.666/93). Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia

 

blogdorobertoararipina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.