Fundação Cabras de Lampião inicia projeto Minha Escola no Museu em Serra Talhada

IMG_6377b

 

 

A Fundação Cultural Cabras de Lampião inicia no mês de abril a programação do projeto Minha Escola no Museu, que irá mobilizar alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública de ensino de Serra Talhada para um ciclo de atividades dentro do Museu do Cangaço e nos principais pontos turísticos e históricos da cidade. A ação tem incentivo do Governo de Pernambuco, através do FUNCULTURA, Secretaria de Cultura e FUNDARPE e conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

IMG_6328b

Para Cleonice Maria, presidente da Fundação Cultural Cabras de Lampião e diretora do Museu do Cangaço, o projeto irá trazer uma nova experiência para a comunidade escolar. “As formas de aprendizado das escolas, nem sempre são preenchidas com opções que realmente façam diferença na vida do aluno, permitindo que este desenvolva os seus conhecimentos de maneira mais plena. O projeto pretende proporcionar uma integração entre Escola, Museu, Patrimônio, História e Cultura, com intuito de mostrar que Museu não é apenas um local onde se guarda e expõe objetos de valor artístico e histórico”.

IMG_6429b

A programação elaborada pelo Museu do Cangaço envolve visitas a Praça Agamenon Magalhães, a Igreja de Nossa Senhora da Penha, a Casa da Cultura de Serra Talhada, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, ao Ateliê do artista plástico serra-talhadense Paulo Rodrigues, a Casa do Artesão e o Museu do Cangaço, onde além da visitação, o público irá assistir ao documentário Virgolino – Do Homem ao Mito e finalizando, apresentação com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, no quintal do Museu do Cangaço.

“Este projeto irá promover o acesso aos bens culturais, estreitando o diálogo Museu e Escola, para fomentar a discussão crítica de temas multidisciplinares e contribuir para a construção de uma prática pedagógica mais inserida na vida social da comunidade escolar”, destaca Cleonice.

A primeira escola que irá participar da programação é o Escola Estadual Inero Ignácio, no dia 26 de abril.

Fotos: Anastácia Novaes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *