H3N2: Governo anuncia epidemia de gripe em Pernambuco

Nesta quinta-feira (30), o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, classificou como uma “epidemia” o avanço de gripe que está sendo registrado no Estado, em meio a um surto da gripe Influenza A H3N2.

A declaração foi dada em coletiva de imprensa. Até o momento, o governo estadual já registrou 2,4 mil casos de gripe e 11 mortes causadas pela doença, inclusive pela Influenza A H3N2.

“Vírus (influenza) circula com muita força no Estado”, alertou André Longo na coletiva que aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Saúde.

Atendimento em casa para a gripe

A principal recomendação para quem tem sintomas de gripe é buscar atendimento médico imediatamente.

Em Pernambuco, é possível ter atendimento online e de graça para a gripe, inclusive a H3N2.

Diferença entre epidemia e pandemia

“Epidemia” é o termo técnico usado por profissionais de saúde para classificar quando uma doença apresenta grande aumento de registros em um determinado espaço de tempo e em uma grande região, como cidades e estados, por exemplo.

A pandemia é como se classifica um grau mais agravado de uma epidemia, quando a doença se alastra por vários continentes ou em todo o mundo – como no caso do novo coronavírus. Nesse caso, o responsável por classificar uma situação pandêmica é a Organização Mundial da Saúde.

Com informações da Rádio Jornal

Do Vila Bela Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *