Justiça decreta prisão de vereador de Petrolândia suspeito de tentativa de homicídio

A justiça de Pernambuco decretou a prisão preventiva do vereador de Petrolândia, Cristiano Lima dos Santos, conhecido como “Cristiano da Van”, de 45 anos

A decisão foi proferida pelo juiz Daladie Duarte Souza, da 1ª Vara da Comarca de Petrolândia, no dia 16 de janeiro de 2026, no processo nº 0000042-45.2026.8.17.3120. O mandado tem validade até 15 de janeiro de 2046, conforme consta no documento judicial.

De acordo com o mandado, o parlamentar é suspeito de envolvimento na tentativa de homicídio qualificado, crime previsto no artigo 121, §2º, do Código Penal, tendo como vítima o empresário e mergulhador Samyr Oliveira. A prisão preventiva foi decretada com base nos artigos 282, §§ 2º e 6º, 312 e 313, inciso I, do Código de Processo Penal, diante da gravidade dos fatos e dos indícios apresentados no inquérito policial.

O crime ocorreu na terça-feira, 13 de janeiro, em plena luz do dia, na cidade de Petrolândia. Segundo as investigações, Samyr Oliveira trafegava de motocicleta quando passou a ser seguido por um atirador, também em uma moto, desde as proximidades do seu estabelecimento comercial até a Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, onde foi alvejado por disparos de arma de fogo. A vítima ainda tentou fugir, mas acabou sendo alcançada e baleada.

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão e segue apurando o caso, inclusive a possível participação de mais de uma pessoa na ação criminosa. As investigações continuam em andamento.

Samyr Oliveira permanece internado em estado gravíssimo no Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. Diante da repercussão do caso, o irmão da vítima, o ex-vereador Said Sousa, divulgou um vídeo nas redes sociais pedindo a instalação de uma comissão de ética na Câmara Municipal de Petrolândia, para apurar o possível envolvimento do parlamentar no crime.

Após o cumprimento do mandado, a Justiça determinou que a autoridade policial comunique imediatamente a prisão ao juízo responsável, para a realização da audiência de custódia. Até o momento, Cristiano da Van segue sendo procurado, enquanto a polícia mantém as diligências para esclarecer todos os fatos.

Fonte: Blog do Elvis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *