X FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA: Luiz Gonzaga Maia de Limoeiro do Norte-CE, é Tetra campeão no X Festival Vamos Fazer Poesia
Aconteceu no dias 28 e 29 de abril do corrente ano, no SESC SERRA TALHADA-PE, o X FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA.
O Maior Festival de Poesia no mundo. Na abertura (28) o poeta e contador de causos Jessier Quirino que proporcionou aos seus fãs, uma noite de poesia e descontração.
No sábado (29), o Festival foi aberto com SANDRINHO do ACORDEON tocando o Hino Nacional Brasileiro, e em seguida os Poetas interromperam o Festival para prestaram uma homenagem ao Casal Marques, em reconhecimento aos 10 anos de luta, realizando um festival de tamanho .extraordinário, onde poetas de vários Estados do Nordeste, se fazem presentes para defenderem suas estrofes.
Evânia e IRANILDO Marques, são os Produtores Culturais que realizam o evento na raça, com poucos recursos, mas, com muita garra e determinação em apoio à poesia popular.
Poetas de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia, Alagoas, Piauí, Santa Catarina, São Paulo é Amazonas foram os protagonistas do maior espetáculo da Poesia Popular nordestina e brasileira, palco que reúne os maiores Poetas de Bancada da atualidade.
Cerca de 80 poetas fizeram as inscrições e estão presentes na Coletânea de poesias que foi lançada no dia do evento.
A cidade de Serra Talhada, Sertão de Pernambuco, por um dia, recebeu o título de CAPITAL da POESIA.
Como de Costume, os organizadores do FESTIVAL homenageiam dois poetas vivos: JESSIER QUIRINO e DIOMEDES MARIANO e um Poeta falecido, e esse ano, consta na homenagem póstuma, o poeta Patativa do Assaré.
O vencedor da X edição foi LUIZ GONZAGA MAIA, de Limoeiro do Norte, Estado do Ceará, onde pela quarta vez, conquistou o título de CAMPEÃO.
O Festival disponibiliza uma premiação de 300 exemplares da obra do poeta CAMPEÃO, 200 ao 2° colocado e 100 exemplares ao 3° lugar.
Os 20 poetas melhores classificados, recebem troféu.
A festa da poesia foi comemorada nas redes sociais pelos poetas de todo Brasil, familiares e amigos da Poetisa Mel, da cidade de São Francisco do Sul em Santa Catarina ficaram em êxtase com a classificação da primeira sulista participante do FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA.
Uma atração à parte, foram as duas crianças Kayla Alves e Enzo, da localidade de Maarã-AM, que deram um show de DECLAMAÇÃO e irão voltar para o Amazonas com Troféus e felizes pela participação no maior Festival de Poesia do Mundo.
O Produtor Cultural IRANILDO MARQUES, já publicou em grupos nas redes sociais, iniciando a pré inscrição para o XI FESTIVAL VAMOS FAZER POESIA, obtendo em poucas horas de anúncio, cerca de 60 poetas pré – inscritos.
“Agradeço a Deus, aos amigos patrocinadores e aos poetas de todo Brasil, pela oportunidade de fazer Valer a voz da Poesia Popular Nordestina. Vamos batalhar pela XI EDIÇÃO. Que Deus seja Louvado, sempre.
Obrigado Deus!” Disse Marques.
Homenagem feita aos Produtores Culturais Evânia e Iranildo Marques
As pré inscrições para a XI Edição do Festival Vamos Fazer Poesia já estão abertas.