Márcia exalta Fernando Monteiro e Breno e ignora Sebastião ao dizer ser a “primeira vez” que Santa Rita vê um deputado federal
Na terra dos Inácios Oliveira, a prefeita Márcia Conrado (PT) transformou um ato institucional, que deveria se restringir à entrega de ações nas áreas de educação e infraestrutura rural, em um evento de forte conteúdo político, com recados diretos, gestos simbólicos e sinais claros de reposicionamento dentro da própria base.
Na ânsia de imprimir viés eleitoral ao encontro, Márcia não apenas inflou o nome do deputado federal Fernando Monteiro (PSD), como também aproveitou o palanque para impulsionar politicamente o esposo, Breno Araújo (PSB), pré-candidato a deputado estadual. Em tom quase pedagógico, a prefeita provocou o público ao se referir ao marido: “Quem aqui conhece Breno? Breno vocês já conhecem”, estimulou.
O ato pode ser interpretado como mais um gesto de construção antecipada de imagem, utilizando um evento oficial para pavimentar um projeto eleitoral do esposo.
Na sequência, Márcia passou a exaltar Fernando Monteiro (PSD) e fez declarações que vêm sendo interpretadas como desconsideração à atuação de outros parlamentares com histórico de serviços prestados à região, especialmente ao grupo dos irmãos Oliveira. Em um dos trechos mais comentados, Márcia afirmou:
“Primeira vez que vocês estão vendo um deputado federal. Agora eu tenho dito e repito: pense num homem que tem trabalhado pela região de Bernardo Vieira, de Santa Rita, de Caiçarinha, nos quatro cantos de Serra Talhada. Fernando Monteiro é o deputado de corpo, alma e coração. Serra Talhada precisa de políticos que não passem aqui de quatro em quatro anos, prometendo e enganando. Serra Talhada precisa de políticos como você, Fernando Monteiro, que, enquanto uns estão na praia e outros passeando, você está aqui junto com o seu povo.”
As falas causaram incômodo porque ignoram a presença e os investimentos feitos, ao longo dos anos, pelo ex-deputado Sebastião Oliveira e pelo deputado federal Valdemar Oliveira em Santa Rita e em outras áreas da zona rural.
Entre as principais obras do Avante estão a PE-414, que liga Serra Talhada ao distrito de Santa Rita e segue até a divisa com a Paraíba, considerada fundamental para a mobilidade regional, além da PE-418, que dá acesso ao distrito de Bernardo Vieira, terra natal da prefeita Márcia.
O episódio ganha contornos ainda mais delicados porque o Avante, comandado por Sebastião Oliveira em Pernambuco, teve papel decisivo na articulação que garantiu a reeleição de Márcia em 2024, ao assegurar não só o Avante na chapa, como também o Solidariedade.

À época, ficou pactuado que, em 2026, o governo municipal trabalharia pela eleição de Sebastião Oliveira para deputado estadual e pela reeleição do deputado federal Valdemar Oliveira. Claramente, esse acordo vem sendo gradativamente esvaziado.
Outro ponto sensível do discurso foi a comparação feita pela prefeita sobre deputados estarem “na praia” ou “passeando” no mês de janeiro, período em que o Congresso Nacional se encontra em recesso parlamentar, o que amplia a leitura de ataque indireto a outros aliados da própria base governista.
Até mesmo o deputado federal Carlos Veras (PT), do mesmo partido de Márcia, que no mesmo dia publicou estar em clima de carnaval ao fortalecer a caminhada de uma aliada de legenda.
Na tentativa de fortalecer politicamente Fernando Monteiro e projetar Breno Araújo, Márcia acabou alargando o desgaste com aliados que ajudaram a construir sua vitória eleitoral.
O discurso, que no dispositivo institucional soou como exaltação, nos corredores da política foi lido como recado. E recado duro: de que cada um siga o seu caminho.
