Morador de Malhada da Pedra cobra abastecimento de água e denuncia promessa não cumprida da Compesa

Thiago Nogueira, da Malhada da Pedra, em Serra Talhada, procurou o Portal Júnior Campos para relatar a demora da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em liberar o abastecimento regular de água na comunidade, uma luta que, segundo ele, já se estende por anos.

De acordo com Thiago, a situação já foi levada à tribuna da Câmara de Vereadores e também resultou em requerimento formal, no qual a Compesa teria estabelecido o prazo até 31 de dezembro para a liberação do abastecimento. No entanto, o prazo expirou sem que a promessa fosse cumprida.

“A desculpa era que estavam esperando a finalização da Estação de Tratamento de Água, mas a obra já foi concluída e, até hoje, estamos sem resposta”, afirmou.

Documento oficial da Compesa, encaminhado à Câmara de Vereadores de Serra Talhada em outubro de 2025, reconhece que Malhada da Pedra era abastecida de forma precária por uma rede implantada pelos próprios moradores e posteriormente interligada ao sistema da companhia. O ofício informa ainda que, após a última cheia do Rio Pajeú, a rede foi arrastada, ocasionando a suspensão do faturamento até a adoção de uma solução definitiva.

Segundo a Compesa, cerca de 95% da nova rede de distribuição da localidade já estaria implantada e que foi necessária a construção integral de uma nova linha de distribuição, uma vez que a estrutura anterior não apresentava condições técnicas de reaproveitamento. O documento também destaca que a Estação de Tratamento de Água que irá abastecer a área e reforçar o sistema de Serra Talhada ainda estava em execução à época.

Ao ser questionada pela reportagem, a assessoria da Compesa disse que vai verificar com a equipe e que, assim que obtiver resposta, informará.

Apesar das informações oficiais, Thiago Nogueira cobra um posicionamento atualizado da Compesa e uma data concreta para o início do abastecimento.

 

DO Júnior Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *