No Dia Nacional do Doador de Sangue, saiba quem pode doar e onde fazer a doação em PE

De acordo com o Hemope, estoques de todos os tipos sanguíneos estão abaixo do mínimo necessário. Número de doações diárias caiu na pandemia da Covid-19.

Dia nacional do doador de sangue: saiba quem pode doar

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado nesta quinta-feira (25) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca a população para doações (confira locais e horários mais abaixo). Segundo a instituição, os estoques de todo os tipos sanguíneos estão abaixo do mínimo necessário.

O número de doações de sangue diminuiu desde o início da pandemia da Covid-19, em março de 2020. Segundo o Hemope, cerca de 300 pessoas doavam sangue diariamente antes da pandemia, mas a quantidade de doadores caiu para menos de 200 por dia.

No caso do tipo A+, por exemplo, o estoque atual representa cerca de metade da quantidade mínima que o Hemope necessita. Confira, na tabela abaixo, a situação do estoque da fundação nesta quinta-feira (25):

Estoque de sangue no Hemope nesta quinta-feira (25)

Tipo sanguíneo Estoque atual Estoque mínimo necessário
A- 16 30
A+ 124 288
B- 2 12
B+ 70 102
O- 27 48
O+ 235 393

Aniversário de 44 anos do Hemope

Doação de sangue feita no Hemope, localizado no bairro das Graças, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Também nesta quinta-feira (25), a partir das 9h, a instituição comemora aniversário de 44 anos e promove o evento “Mereço as estrelas, doei sangue”. No evento, na sede do Hemope Recife, no bairro das Graças, na Zona Norte da capital, acontece a entrega de certificados para doadores que completaram mais de 25 doações de sangue, como forma de homenageá-los pelo gesto nobre.

A entrega dos certificados começou em 22 de novembro e segue até sábado (27), contemplando 511 doadores homenageados. Entre eles, estão 496 doadores que fizeram 25 doações, quatro pessoas que doaram 50 vezes, três doadores com 75 doações, além de oito pessoas que doaram por aférese, quando há separação dos componentes do sangue por centrifugação em um processo mecânico.

Quem pode doar

Bolsa de sangue em doação feita no Hemope, na Zona Norte do Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Doadores de sangue precisam ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. No caso de idosos, a primeira doação deve acontecer até os 59 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença de um responsável legal, além de levar uma cópia do RG.

Para doar, é necessário ter mais de 50 quilos, estar bem alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto, como carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho. Segundo o Hemope, crachás não são válidos.

Aqueles que foram infectados pelo novo coronavírus devem esperar 30 dias após o último dia de sintomas para estarem aptos à doação. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que é de três meses para homens e de quatro meses para mulheres.

Para evitar aglomerações durante a pandemia da Covid-19, o hemocentro agenda as doações por meio do telefone 0800 081 1535. A ligação é gratuita.

Confira locais de doação

Pernambuco conta com oito sedes do Hemope na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e no Sertão do estado. Confira abaixo o endereço de cada local e o horário de funcionamento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *