Paróquia de Nossa Senhora da Penha rebate críticas sobre funcionamento de ar-condicionado na Concatedral
A Paróquia de Nossa Senhora da Penha emitiu uma nota oficial nesta sexta-feira (3) para esclarecer questões sobre o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado da Concatedral, em Serra Talhada. A instalação dos climatizadores, concluída em 2024, foi parte de um esforço para oferecer mais conforto térmico aos fiéis durante as celebrações religiosas.
De acordo com a Paróquia, todo o processo foi supervisionado por especialistas, que identificaram a necessidade de realizar uma grande reforma na estrutura elétrica da matriz. Essa etapa foi executada com sucesso. No entanto, após a conclusão do projeto, verificou-se que alguns aparelhos não estavam funcionando corretamente. A origem do problema foi identificada na rede elétrica externa, de responsabilidade da Neoenergia, que já foi notificada e está trabalhando para solucionar a falha.
A liderança paroquial lamentou a disseminação de informações que classificou como “fake news”, destacando os perigos de práticas que visam “tumultuar para engajar”. Ao mesmo tempo, pediu desculpas aos fiéis que possam ter se sentido desconfortáveis com o calor dentro da Concatedral e garantiu que está trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível.
A situação trouxe à tona discussões sobre a responsabilidade na divulgação de informações sensíveis e a importância de uma comunicação responsável, especialmente em temas que envolvem a fé e a comunidade.
NOTA À IMPRENSA
A Paróquia de Nossa Senhora da Penha vem, por meio desta, esclarecer à comunidade Católica de Serra Talhada a questão do funcionamento dos aparelhos de ar condicionado da nossa Concatedral.
Com muito empenho e trabalho conseguimos finalizar em 2024 a instalação destes climatizadores que visam dar um melhor conforto térmico aos que participam das celebrações.
Todo o trabalho foi supervisionado por especialistas que, inclusive, apontaram a necessidade de uma grande modificação na estrutura elétrica da Matriz, procedimento que também foi realizado por completo.
Após toda a instalação ser concluída, verificamos que alguns aparelhos não estavam funcionando devidamente e foi identificado que a origem do problema está na rede elétrica externa, pertencente a Neoenergia, que já foi notificada e está em busca de solucionar o problema.
Hoje fomos surpreendidos com uma materia do site Farol de Noticias que em seu subtítulo carregava uma pergunta meramente tendenciosa que dizia : “investiram pra o quê?“.
Mesmo sendo atendidos por nosso Pároco, Pe. Josenildo Nunes, e tendo todas as justificativas dadas, o site elaborou um texto que procura confundir o leitor, misturando informações com acusações de uma forma capciosa e imprudente acusando-nos, inclusive, de desligar os aparelhos de ar condicionado para economizar na conta de energia.
Lamentamos este tipo de prática que tem apenas o intuito de “tumultuar para engajar”, mas leva à confusão e à promoção das tão perigosas “fake news” que tanto lutamos para combater nos dias de hoje por se mostrarem cada dia mais perigosas.
Ao mesmo passo, pedimos nossas sinceras desculpas aos fíeis que porventura se sentiram desconfortáveis com o calor dentro da Concatedral e reafirmamos nosso compromisso em resolver o problema o mais rápido possível.
Do Júnior Campos