Pernambuco notifica 30 possíveis casos suspeitos de coronavírus e 12 seguem em investigação

Image result for coronavírus

 

 

 

A Secretaria de Saúde de Pernambuco notificou, entre 25 de fevereiro e esta segunda-feira (9), 30 possíveis casos suspeitos do vírus Sars-Cov-2, o novo coronavírus. Segundo o governo, são três registros a mais do que o número contido no balanço de domingo (8), 12 estão em investigação e 18 foram descartados. Nenhuma ocorrência da doença foi confirmada, de acordo com o estado.

Também nesta segunda, chegaram a Pernambuco os kits para testes laboratoriais que vão detectar possíveis casos do covid-19, doença provocada pelo vírus. O estado informou que, com esse material, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, será possível agilizar os testes, entregando os resultados em menos de 24 horas.

Ainda de acordo com o balanço desta segunda, os pacientes que estão sob investigação em Pernambuco têm histórico de passagem pela França, Inglaterra, Itália, Espanha, Holanda, Alemanha, Suíça, Emirados Árabes e Estados Unidos. Nesses países, informou o governo, há transmissão local do vírus.

As pessoas que estão com suspeita da doença foram para serviços privados do Recife e Olinda e para Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), na área central da capital, unidade de referência para doenças infecto-contagiosas.

Um dos casos, disse o estado, não chegou enviado para serviços de saúde. A coleta do material laboratorial foi feita na casa do paciente.

Dos pacientes em investigação, quatro estão em isolamento hospitalar em unidades de saúde privadas. Os outros oito, após receber as devidas orientações, foram encaminhados para isolamento domiciliar.

As pessoas que estão em hospitais passam por monitoramento permanentemente das equipes de Vigilância Epidemiológica e da Atenção Primária dos municípios em que residem. São seis do Recife e dois de Jaboatão. Todos os pacientes suspeitos apresentam quadros de saúde estáveis e com boa evolução clínica.

Os dos casos notificados foram atendidos em hospitais privados do Recife e de Olinda e no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro da capital pernambucana. Em um dos casos, não houve atendimento hospitalar e a coleta do material laboratorial para o exame foi feita na casa do paciente, por uma equipe de saúde municipal.

Além dos 30 casos notificados por Pernambuco, houve dois casos de pessoas que moram em Caruaru, no Agreste, que foram notificados pela Paraíba. O

s casos foram atendidos em um hospital particular de Campina Grande e, por isso, foram notificados pelo estado vizinho. Eles estão em isolamento domiciliar e em monitoramento pela Vigilância em Saúde do município de residência.

Confira o local de residência dos pacientes

Dos 18 casos descartados em Pernambuco, quatro não tiveram resultado laboratorial positivo para nenhum vírus respiratório. Cinco foram positivos para Influenza-B e outros cinco, para Influenza-A (H1N1) e dois para rinovírus.

Um caso foi positivo para beta coronavírus OC43 (resultado do Instituto Evandro Chagas, do Pará) e outro para o alpha coronavírus 229E. Esses são dois tipos de coronavírus antigos, mais comuns, em circulação desde antes do surgimento do novo coronavírus. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *