PIB de Pernambuco aumenta 1,9% em 2019 e supera crescimento de 1,1% da economia brasileira

Lavouras permanentes, como o cultivo de uvas, alavancou crescimento do setor de agropecuária em Pernambuco no ano de 2019 — Foto: Agência Sebrae/Divulgação

 

 

Pernambuco teve um crescimento de 1,9% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2019, em comparação com o ano anterior. O desempenho da economia estadual foi maior que o da economia brasileira, que cresceu 1,1% em relação ao mesmo período de 2018.

A valores de mercado, o PIB de Pernambuco alcançou R$ 205 bilhões entre janeiro e dezembro de 2019. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) nesta quinta-feira (12).

Segundo o governo estadual, foi registrado um crescimento nos três principais setores econômicos em Pernambuco. Nos 12 meses de 2019, a agropecuária teve aumento de 12,7%, enquanto a indústria cresceu 3,4% e a área de serviços apresentou alta de 1%.

 

Na agropecuária, as lavouras permanentes cresceram 22%. O destaque foi o aumento da produção de laranja, banana, manga, uva, maracujá, coco-da-baía, goiaba e castanha-de-caju. Na pecuária, a alta registrada foi de 5,5%, principalmente por causa do crescimento na produção de ovos e leite e da bovino e suinocultura.

Na área da indústria, o saldo positivo foi motivado pelo desempenho da indústria de transformação (aumento de 5,2%), com a expansão da fabricação de veículos automotores, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis, além de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

No setor de serviços, os segmentos de administração, saúde e educação públicas, de transporte, armazenagem e correio, além das atividades imobiliárias e aluguéis, são apontados como os responsáveis por alavancar o crescimento em relação a 2018. (G1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *