RADAR POLÍTICO (24/08) – Com desistência de Geraldo Júlio quem será o candidato a governador do PSB?

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Enquanto que no grupo da Oposição o obstáculo consiste em escolher qual entre Miguel Coelho, Anderson Ferreira e Raquel Lyra encabeçará a chapa, na Frente Popular o desafio está em encontrar o substituto de Geraldo Júlio para encarar a eleição.

Candidato a governador preferencial da cúpula socialista, o ex-prefeito do Recife Geraldo Júlio já comunicou publicamente a sua decisão de não concorrer, o que acabou criando um clima de polvorosa dentro do grupo. Com tal iniciativa Geraldo jogou nas mãos do governador Paulo Câmara o desafio de encontrar o seu sucessor.

Paulo não terá vida fácil para achar um quadro que reúna a envergadura e traquejo político de Geraldo. Das duas, uma: ou opta por um quadro técnico e trabalha o nome como fez o então governador Eduardo Campos com ele em 2014, ou então recorre a uma alternativa que carregue lastro e força política necessária para garantir uma largada com competitividade. Alguém arrisca dizer quais nomes representariam tais alternativas?

EXÉRCITO –  Eleito em 2018 com mais de 50 mil votos, o deputado estadual Gustavo Gouveia (DEM) anda reunindo um time de peso para a ampliar a votação no próximo ano. Compõem o seu grupo os prefeitos de Abreu e Lima, Paudalho, Lagoa de Itaenga, Limoeiro, Ferreiros, Brejinho e Santa Terezinha, além de lideranças em outros 40 municípios . Ontem foi a vez dele receber a adesão do ex-prefeito de Condado, Edberto Quental. Diante disto, não seria presunçoso afirmar que Gustavo deve chegar aos 70 mil votos.

CORRENDO SOLTO – Aos poucos o pré-candidato a deputado estadual Jarbas Filho (MDB) anda ganhando terreno e reunindo apoios ao seu projeto. Já fazem parte da base do herdeiro do senador Jarbas Vasconcelos os prefeitos Vilmar Cappellaro (Lagoa Grande), Rafael Cavalcanti (Afrânio) e Chico Siqueira (IPUBI). Ao menos outros três prefeitos estão em conversas avançadas para apoiar o emedebista.

NO CAMPO DAS PRINCESAS – Eriberto Vinícius, filho do presidente da ALEPE Eriberto Medeiros, assumiu a função de Oficial de Gabinete do governador Paulo Câmara. No posto ele será responsável por auxiliar o chefe do executivo estadual na sua agenda. Entre os muitos quadros que já passaram por semelhante função e alcançaram projeção estão o atual secretário da Casa Civil, José Neto, e o ministro da Cidadania, João Roma, ambos da época do ex-governador Joaquim Francisco (in memorian).

COSTURAS – Conhecido por ter a grande maioria dos votos concentrados na Região Metropolitana, o deputado estadual Franscimar Pontes (PSB) avança no Agreste Setentrional, mais precisamente no município de Machados. Por lá ele está vai realizar uma dobradinha com Clodoaldo Magalhães, político responsável por lhe garantir o apoio do ex-prefeito Cido Plácido.

EM ALTA – Apos eleger a esposa Andreza a vereadora mais votada da Frente Popular no Recife e apresentar uma grande expectativa de votos para 2022, o deputado estadual Romero Albuquerque segue com a cotação em alta dentro do PP, tornando-se um estratégico integrante do partido no estado.

SOMANDO – Candidato a federal, Guilherme Uchôa Júnior garantiu para a sua base o ex-prefeito de Aliança, Azoka Gouveia. No município Uchôa ainda conta com o apoio de ex-vereadores e outras lideranças locais.

ALGUÉM RESPONDE? – Quais motivos levaram Geraldo Júlio a desistir da candidatura a governador?

 

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected]

 

blogpontodevista.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *