SECRETARIA DE SAÚDE DE SERRA TALHADA SE DESTACA EM INEFICIÊNCIA, MAS A PREFEITA INSISTE EM MANTER A SOGRA COMO SECRETÁRIA
Não se entende o porquê da prefeita Márcia Conrado manter sua sogra, Lisbeth Rosa como secretária de Saúde.
Desde a chegada de Lisbeth na secretaria, o setor só tem amargado retrocesso, e não apenas na qualidade dos serviços prestados, já foi protagonista inclusive de alguns ‘incidentes’ políticos.
Mesmo com desempenho mais que ‘sofrível’, a secretária se mantem no cargo. No final da gestão passada de Marcia Conrado, acreditava-se de que haveria mudanças na pasta, até porque era grande o número de reclamações quanto a atuação da secretária. Naquela oportunidade comentou-se inclusive que a pasta poderia vir a ser ocupada pela ex-primeira dama Socorro Brito, que já foi secretária de Saúde do município e fez uma gestão elogiável.
Recentemente o vereador China Meneses chegou a sugerir nomes para substituir Lisbeth Rosa, no entanto a prefeita literalmente não dá ouvidos ao assunto e mantém firme a sua sogra no cargo. Para alguns observadores é uma questão familiar, mas alertam que dia a dia a prefeita se desgasta em teimar nessa posição.
Agora, o blog de Junior Campos fez um levantamento com base nos Rankings de Competitividade dos Municípios do CLP (Centro de Liderança Pública), que aponta queda significativa nos principais indicadores de saúde de Serra Talhada em 2025.
No pilar Acesso à Saúde, o município ocupa a 239ª posição nacional, uma queda de 20 lugares em relação ao ano anterior. No pilar Qualidade da Saúde, a situação é ainda mais preocupante: Serra Talhada despencou 75 posições, ocupando agora o 356º lugar no país. Entre os indicadores específicos, a cobertura da atenção primária caiu 147 posições, enquanto a mortalidade materna fez o município perder 383 posições.
Para não dizer que não houve números positivos, no caso de cobertura vacinal, subiu 144 posições, e a mortalidade por causas evitáveis, que melhorou em 120 posições.
O que surpreende é que a prefeita já ocupou a pasta da Saúde antes de ser eleita gestora do município, o que deveria servir para que tivesse uma atenção mais criteriosas da pasta.
Da Líder do Vale Online