UMA CIDADE MULTICULTURAL É APRESENTADA NO PODCAST SERRA TALHADA FOLCLÓRICA

O município é palco de manifestações culturais vibrantes que vão além do Xaxado e da beleza feminina. É o lar de comunidades indígenas, quilombolas, ciganas, e sertanejas, além de ser um espaço de expressão para curandeiras, parteiras e outros guardiões dos saberes ancestrais. Essa terra multicultural, também, abraça manifestações artísticas, tipo o frevo, o coco de roda e o caboclinho, e abre espaço para movimentos contemporâneos como o hip hop.
O Projeto “Podcast Serra Talhada Folclórica: uma dança, uma história, uma tradição”, nasce com o propósito de dar voz e vez a essas manifestações artísticas e aos seus protagonistas: os brincantes. Passistas, dançarinos e artistas que vivem, inspiram e respiram a arte popular, mantendo viva as tradições enquanto criam novas histórias e fazem do labor da arte o seu meio de sobrevivência.
A iniciativa cultural “Serra Talhada Folclórica”, é um espaço dedicado a explorar, registrar e celebrar a riqueza cultural de Serra Talhada, “A Capital do Xaxado”, partindo de cada canto e cada dança que narram tradições únicas e permeiam a história que quem realiza o passo atravessando gerações.
Este é mais do que um projeto cultural: é uma ponte entre gerações, uma plataforma para os fazedores da cultura popular e uma oportunidade para que os moradores da localidade redescubram suas próprias raízes. Pois, Serra Talhada é multicultural, possui uma gama de artistas relevantes em variadas modalidades artísticas, que transportam seu nome para o mundo. Sua história de desenvolvimento é digna de aplausos.
O Projeto: “Podcast – Serra Talhada Folclórica: uma dança, uma história, uma tradição”, é realizado com o incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e do Governo Federal – EDITAL DE FOMENTO DE EXPRESSÕES PERIFÉRICAS – LPG, sob a responsabilidade do Produtor Cultural Franklin Gomes; a Pesquisa, o Roteiro e as Entrevistas a cargo do passista Gil Silva; Gravação e Edição pela Tramela Cultural; Assessoria de Comunicação por Carlos Sett. O lançamento dos episódios acontecerá nesta sexta-feira, 31/01/2025, no Museu do Cangaço a partir das 16h e também no Instagram do projeto @serrafolclorica com versões acessíveis (transcrição completa, interpretação em LIBRAS e legendada).
Carlos Sett,
Assessor de Comunicação e Imprensa do Projeto