Wanderson pede início da vacinação de pessoas com deficiência em Pernambuco

Foto: ALEPE

Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e com Doenças Raras da Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado Wanderson Florêncio (PSC) reforça o apelo ao Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife para que sigam o exemplo de outras capitais e estados do nordeste e inicie a vacinação de autistas, pessoas com síndrome de down e deficientes severos.

Para o parlamentar, Pernambuco já deveria ter iniciado a vacinação desses grupos, que possuem mais riscos por causa das comorbidades e maiores dificuldades de seguir os protocolos de distanciamento e convívio social.

“Pessoas com síndrome de Down, por exemplo, são vulnerável por ter dificuldade de seguir as medidas de proteção, tem intolerância sensorial ao uso da máscara, baixa imunidade, histórico de problemas cardíacos, diabetes, envelhecimento precoce, além da hipotonia, que é a flacidez dos músculos envolvidos na respiração”, afirmou Wanderson Florêncio.

Natal, capital do Rio Grande do Norte, por exemplo, tem vacinado pessoas com autismo e síndrome de Down desde o dia 30 de março, assim como a Prefeitura de João Pessoa.  Já o Ceará anunciou que as pessoas com síndrome de Down estão no grupo 3 de vacinação, que começam a ser vacinadas em abril.

“Desde janeiro nós estamos conversando e tentando sensibilizar a vacinar essa parcela da população o mais rápido possível. Pernambuco tem avançado, mas existe a necessidade do nosso estado ter mais atenção com as pessoas com deficiência e doenças raras”, disse o parlamentar.

Do pernambucoempauta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *