Continua o ‘tiroteio’ entre o criador e a criatura, no caso entre o ex-prefeito Luciano Duque, agora deputado estadual, e a reeleita prefeita Marcia Conrado.
Duque que foi o responsável por transformar Márcia em prefeita na sua primeira gestão, agora é seu principal adversário político na cidade, e não se furta, sempre que pode fazer críticas e apontar erros da sua ex-aliada. Muitas vezes, os ataques de Duque acabam atingindo até ele mesmo.
Agora mesmo em entrevista em um blog local, o ex-prefeito desafiou a prefeita Márcia Conrado para que cumpra a promessa de campanha de implantar um canal direto com a população de agendamento online de consultas e exames.
Luciano esqueceu de um detalhe, esta mesma promessa Márcia havia feito quando candidata apoiada por ele na sua primeira gestão. A promessa seguia orientação do seu tutor: Luciano Duque, que por mais de dois anos manteve forte influência de direção no Governo de Márcia Conrado, mas não se preocupou naquela oportunidade de cumprir a promessa de campanha, esta mesmo que ele agora desafia a gestora a cumprir.
Na opinião de Luciano, Márcia não teria coragem de informatizar os agendamentos na Saúde serra-talhadense, colocando-os nas mãos do povo via aplicativo, porque quer manter um sistema antigo e viciado para beneficiar troca de favores.
Nesse trecho o ex-prefeito deixa claro que a prática de usar o serviço de saúde do município como moeda de troca com aliados políticos, em especial vereadores, já vem desde a sua gestão.
Como é comum, os políticos em seus discursos esquecem suas práticas, ao ponto de que em certo momento Luciano afirmar que seu grupo implantaria a informatização dos serviços da saúde do município.
Nesta ‘guerra’ entre os antigos aliados a população tem a oportunidade de saber a verdade dos fatos. Eles próprios, Tanto Duque como a prefeita Márcia acabam expondo suas práticas que só trazem prejuízo para população, quando por exemplo, quando o ex-gestor disse que “ela prefere manter as famosas pastas nas mãos dos vereadores e o cidadão chega no posto de saúde e fica lá sem atendimento se não procurar um vereador. Nada contra, mas está errado. Num passado isso existia, mas quando a elegemos foi para mudar isso e ela não fez”, se referindo ao caso.
Por sua vez, no mesmo órgão de imprensa a Prefeita Márcia Conrado revelou que o serviço começou a fase piloto em alguns postos de saúde e que a meta em 2025 será ampliar para todas as unidades de Serra Talhada.
“Já têm algumas unidades [o agendamento eletrônico]. Veja só, a primeira coisa que a gente tinha de organizar era informatizar o nosso sistema de saúde. Então, a gente colocou o prontuário eletrônico. Hoje quem está na atenção básica e quem vai para a atenção especializada da nossa governança, por exemplo, no Centro de Saúde, você já começa a pegar o histórico daquele paciente”, detalhou Márcia, continuando e continuou: “Por exemplo, você era atendido pelo PSF da Várzea e caso você mudasse e fosse para o PSF da Cohab, você não teria um histórico digitado e registrado em todo Sistema Único de saúde de Serra Talhada. Hoje o prontuário eletrônico já permite isso. E isso já tornou eficiente muito a saúde, porque os exames que já eram solicitados às vezes nem precisa porque pode estar no período em que pode ser olhado pelo médico. Então esse prontuário eletrônico ele já acontece em todas as unidades”.
Ela ainda disse que os testes começaram o ano passado e disse ainda que em alguns postos os atendimentos para pediatria e outras especialidades já podem ser marcadas pelo celular.
Críticos políticos comentaram que se existe tal serviço, a prefeitura não está divulgando para população que continua reclamando do atendimento na saúde do município.
Da Líder do Vale Online