Tiroteio com um morto e baleados expõe falta de revista e falha grave de planejamento da Prefeitura em Serra Talhada
A madrugada desta quarta-feira (24) se transformou em um cenário de puro terror, medo e correria na Estação do Forró. O que deveria ser uma noite de festividades de São João virou um cenário de guerra após uma violenta troca de tiros por volta das 02h30. O saldo da violência é alarmante: um homem foi morto e o número de feridos passa de uma dezena de baleados.
A vítima fatal foi identificada como Edson Alves da Rocha. De acordo com informações preliminares, Édson teria participado na confusão ocorrida no evento. No entanto, o detalhe mais estarrecedor do crime aponta para uma execução fria e planeada logo após o tumulto inicial.
Após ser socorrido no pátio do evento, Édson foi colocado numa ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para ser transferido do Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam) para o Hospital Eduardo Campos (HEC). Informações extraoficiais revelam que a ambulância foi interceptada na BR-232 por um homem armado, que rendeu a equipa de socorro e efetuou vários disparos contra Édson Alves da Rocha, que morreu ainda durante o trajeto. Esta hipótese, embora ainda não confirmada pelas autoridades, já é alvo de uma apuração rigorosa por parte da Polícia Civil.
A reportagem já cobrou posicionamento das direções dos hospitais HEC e HOSPAM e aguarda nota da Polícia Militar, informações de bastidores obtidas pela nossa equipe revelam a real e assustadora dimensão da tragédia.
Somente no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), deram entrada 10 pessoas baleadas, sendo 3 policiais militares e 7 civis. O cenário na unidade é de horror: entre as vítimas, foram confirmados pelo menos 4 casos de fratura exposta decorrentes dos disparos. Diante da urgência, dois policiais militares já foram operados às pressas pelo ortopedista de plantão.
A gravidade da situação se estende ao Hospital Eduardo Campos (HEC), para onde um quarto policial militar foi encaminhado em estado crítico após ser atingido por um tiro no tórax.
Festa aberta e sem revista: A conta da falta de planejamento
A tragédia desta madrugada traz à tona um debate urgente sobre a segurança pública nos grandes eventos do município e expõe de forma cristalina a falta de planejamento e a negligência da Prefeitura de Serra Talhada.
Nossa equipe de reportagem apurou com testemunhas que estavam no local que o espaço da Estação do Forró estava totalmente aberto. Não havia qualquer tipo de isolamento ou fechamento perimetral eficaz e, o que é ainda mais grave, não havia revista nas entradas.
“Não tinha revista em nada não. O cara entrava por qualquer canto, por cima, pelo lado, pela frente…tinha revista não. Tinha certa horas lá que nem guarda tinha na frente”, disse uma testemunha pedindo reserva.
A fragilidade na organização da gestão municipal deixou o público e os próprios policiais militares completamente vulneráveis, transformando o pátio de eventos em uma armadilha. A prefeitura agora deve explicações não apenas sobre a falta de estrutura de segurança, mas sobre como permitiu que um evento desse porte operasse sem os protocolos mínimos de prevenção à violência.
A reportagem segue aguardando o posicionamento oficial da Prefeitura de Serra Talhada, da Polícia Militar e das unidades de saúde, e esta matéria será atualizada assim que as notas forem enviadas.
Do Júnior Campos
