Câmara de Serra Talhada nega provas de racismo em plenário, mas abre investigação interna
A Câmara Municipal de Serra Talhada divulgou, nesta sexta-feira (8), uma nota de esclarecimento reafirmando seu compromisso com o respeito, a igualdade e o combate a qualquer forma de discriminação. Segundo o texto, a Casa Legislativa “não tolera, sob nenhuma circunstância, condutas racistas, ofensivas ou discriminatórias em seu plenário”.
A manifestação ocorre após o vereador China Menezes afirmar ter sofrido ataques da vereadora Alice Conrado, como: “Negro Seboso”. A Presidência da Câmara afirmou que, até o momento, “não há comprovação dos fatos narrados. Nenhum servidor presente confirmou as alegações, e os registros eletrônicos da Casa não identificaram as falas atribuídas”.
Ainda assim, “por respeito à verdade e à transparência”, a presidência determinou a instauração de medidas internas de apuração, que seguem em curso com rigor, observando o regimento interno e a legislação vigente.
A nota reforça que a Câmara continuará trabalhando para manter o plenário como um espaço democrático, plural e respeitoso, onde as diferenças de opinião não ultrapassem os limites do respeito à dignidade humana.
“Seguiremos vigilantes, mantendo o plenário como espaço democrático e plural, onde o debate de ideias jamais ultrapasse os limites do respeito à dignidade humana”, conclui o comunicado.
Do Júnior Campos