Camponês, artesão e poeta de Dom Inocêncio no Piauí, lançará seu primeiro livro

O Nordeste brasileiro é sem dúvida uma região que ao longo dos tempos tem revelado grandes personagens, citaremos alguns deles para reavivar a memória quanto à importância que tiveram para a cultura popular do país. Quem nunca ouviu falar da Izabé da Loca (Isabel Marques da Silva) pifeira, da cidade de BuÍque – PE. A artista nos deixou no ano de 2017. Ou mesmo Patativa do Assarré, (Antônio Gonçalves da Silva), nome recebido em virtude de sua cidade natal ser Assarré – CE. Os gênios surgem na música e na poesia como as duas personalidades mencionadas, que as artes foram desenvolvidas à partir da oralidade, ambas autodidatas no exercício da arte e que deixaram grande legado para a sociedade brasileira e mundial.

Deste modo a cultura do país desenvolve, tendo em vista ser presente em todos os cantos deste nosso rico Brasil, e agora chegou a vez de João Dias de Sousa Neto. Que tem grande satisfação de ser camponês e aprendiz das artes, ou seja, é multiartista sem modéstia, João Dias esculpe em madeira, faz monumento em concreto, escreve poesia e mora no sítio João Barrinha em Dom Inocêncio-PI. É casado com Rosilda Maria de Sousa e pai de dois filhos.
Jacson Dias de Sousa e Ricson Dias de Sousa.


Um fazedor e divulgador da cultura inocentina e vem convidar a todos para o lançamento do seu livro “O ALMISTA” em forma de poesia retratando a história do nosso município. É um pequeno livro de poesia que conta a história do primeiro português que chegou nas terras de Dom Inocêncio, precisamente na comunidade Traíras, seu nome era José Vicente de Oliveira e seus descendentes são conhecidos como a família ALMISTA presente na cidade desde 1805.

No mesmo dia será também lançado um cordel com participação de vários poetas de alguns estados do Brasil, com o mote da minha autoria que diz, “Dom Inocêncio também é celeiro de cultura”. O autor possui outros vários títulos de cordéis publicados.

O evento contará com apresentações culturais, recital de poesias, músicas e outras atrações.
Poetas de Pernambuco: IRANILDO MARQUES, IZAÍAS MOURA, do Ceará: LUIZ GONZAGA MAIA e da Paraíba: RENA BEZERRA e VALBAM LOPES e da Academia Literária Clube da Poesia Nordestina já confirmaram presenças.

Serviço:
Evento: Lançamento de Livro
Data: 12 de Fevereiro de 2023
Horas: 16h00 horas
Local: Espaço Cultural Viva a Sanfona, de frente ao Monumento Sanfona em Dom Inocêncio-PI.

Por João Almir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *