Dia de caos e medo em Recife e outras áreas do Estado
Mais de 100 milímetros de chuva form registrados em poucas horas, neste sábado (28), em diversos pontos do Grande Recife.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorreram diversos deslizamentos e desabamentos nas localidades de Sítio dos Pintos, Córrego do Jenipapo, Sucupira, em Jaboatão; Passarinho, Zona Norte do Recife, São Lourenço da Mata, Santo Aleixo, Jaboatão.
Não há informações de feridos ou mortos ainda. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), os locais em que mais choveu foram Itapissuma, com 318 milímetros; Jaboatão, com 237 milímetros; e o bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife, com 218 milímetros.
Há diversos alagamentos nas ruas da cidade e em rodovias que cortam o Grande Recife.
Em virtude das fortes chuvas que acometem nosso Estado de Pernambuco, pensando na sua segurança, o Corpo de Bombeiros traz algumas dicas:
Não tente atravessar áreas alagadas, pois poucos centímetros de água são suficientes para derrubar ou arrastar uma pessoa;
Tampas de bueiro podem ter sido
Arrancadas pela força da água, se tornando armadilhas ocultas;
Se estiver em uma enchente, procure um local seguro e aguarde o nível das águas baixar;
Não deixe crianças brincando na enxurrada, pois podem ser levadas pela correnteza;
Em caso de fortes ventanias, fique em alerta se existe galho ou árvore que pode vir a cair na sua residência;
Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados;
Se residir em áreas de risco, proteja e priorize sua família. Ao notar qualquer anormalidade, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo; inclinação de árvores, postes, cercas ou muros; saia de casa imediatamente. Em caso de emergência, ligue 193.
Do Nill Júnior