Estado da PE 430, entre Belmonte e o Ceará, ameaça vida de motoristas
É deplorável a situação da PE 430, estrada que cruza São José do Belmonte em direção ao Ceará.
Leitores do blog alertaram para o buraco em uma das pontes da via, com alto risco para motoristas.
Vira e mexe, essa rodovia é notícia por aqui. Em maio de 2015, o então prefeito Marcelo Pereira e a Secretária de Obras Roberta Meneses estiveram juntamente com o deputado Rogério Leão na Secretaria de Transportes e reforçaram o ofício enviado em fevereiro solicitando uma ação urgente de reparos na PE.
Em maio de 2019, ela entrou na lista das vias que receberiam os serviços de requalificação, envolvendo capinação, desobstrução dos dispositivos de drenagem, recuperação do pavimento e sinalização dentro do programa Caminhos de Pernambuco, do Governo do Estado.
Mas não há solução definitiva. Dois deputados, Luciano Duque e João Paulo, cobraram recentemente solução definitiva para a via.
Duque, aliado do prefeito Romonilson Mariano, cobrou ao secretário de Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar, melhorias as PE-430 e PE-361, que lligamos município aos estados do Ceará e da Paraíba, respectivamente.
O pleito é uma solicitação antiga do município, que vem sofrendo as consequências da má conservação das rodovias há anos. Somente de 2016 a 2022, o número de vítimas fatais em acidentes nesses trechos foi de quase 50 pessoas, segundo dados da Delegacia de Polícia de São José de Belmonte.
Além da insegurança, a dificuldade de acesso traz perdas significativas para a economia e o turismo da cidade, que tem como principal atrativo turístico o monumento natural da Pedra do Reino.
Do Nill Júnior