Raquel Lyra entrega novo tomógrafo e inaugura núcleo de imagens no IML Recife

“Com este novo equipamento, uma tomografia de alta resolutividade vai permitir uma perícia mais eficiente, garantir procedimentos menos invasivos no corpo de quem será periciado, mais eficiência na entrega desse ente à sua família, além de mais salubridade para os profissionais que aqui trabalham. Isso contribui para a segurança pública e permite melhores investigações como as que acontecem a partir da inclusão de equipamentos como esse, dentro do serviço de segurança pública da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.
Com o auxílio de um aparelho de tomografia computadorizada, a perícia ganha um importante avanço em favor da ciência, da investigação criminal e da segurança, representando mais um passo rumo ao aprimoramento dos serviços oferecidos à população pernambucana. O equipamento também auxilia no trabalho dos profissionais do IML na definição das causas de mortes, na garantia de qualidade e na agilidade das investigações.
O equipamento também proporciona a possibilidade de reconstrução tridimensional (3D) do corpo, permitindo uma necropsia menos invasiva e com maior capacidade de detecção de detalhes. Com esta aquisição, a tomografia computadorizada será utilizada como exame complementar e pode proporcionar maior efetividade nas atividades técnico-científicas. Além disso, oferece maior celeridade nos casos complexos e maior eficiência na análise dos corpos periciados e na elaboração dos laudos de perícia médico-legal.
“O princípio da tomografia computadorizada em pessoas falecidas envolve uma tríade que vai desde a proteção profissional, até uma precisão diagnóstica do mecanismo da lesão anatômica, e também o respeito à pessoa falecida”, registrou Paulo Ferraz, gestor do IML Recife.
O equipamento de alta tecnologia foi adquirido por meio de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ao custo de R$ 1,5 milhão. Uma sala especial foi preparada para suporte ao tomógrafo, atendendo seus requisitos técnicos.
Estiveram acompanhando a inauguração o gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides, e o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite. Do Júnior Campos