Primeiro dia de propaganda eleitoral na TV para o 2º turno tem Marília Arraes fazendo ligação direta com Lula e homenagem de Raquel Lyra ao marido

Guia teve início nesta sexta (7), após a Justiça Eleitoral negar o adiamento pedido pela candidata do PSDB devido à morte do marido, levando em consideração a recusa da candidata do SD

Marília Arraes e Raquel Lyra na primeira propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições — Foto: Reprodução/Guia eleitoral

Veiculado nesta sexta-feira (7), o primeiro programa do horário eleitoral gratuito do segundo turno histórico para definir quem será a primeira governadora de Pernambuco teve Marília Arraes (Solidariedade) fazendo ligação direta com a campanha nacional de Lula (PT) e uma homenagem de Raquel Lyra (PSDB) ao marido, que morreu no dia da votação no primeiro turno.

O início da propaganda eleitoral nessa disputa inédita entre duas mulheres pelo governo foi marcado por polêmica. Após o pedido para adiar o início do horário eleitoral no rádio e na TV, em virtude do luto de Raquel, e da decisão contrária da Justiça Eleitoral depois de a coligação encabeçada por Marília recusar o adiamento, o guia teve as concorrentes mostrando as cartas para convencer os eleitores.

Polêmicas à parte, Marília Arraes abriu o guia, como determina a legislação eleitoral, por ter vencido o primeiro turno. Durante os cinco minutos, a candidata do Solidariedade falou da vitória nas urnas no primeiro turno e agradeceu os 1.175.651 votos recebidos, que equivalem a 23,97% do total de votos válidos.

Entregar envelopes com nome e foto de Marília Arraes a eleitores foi uma das estratégias da campanha da candidata do PSDB — Foto: Reprodução/Guia eleitoral

A campanha de Marília usou uma estratégia diferente para se mostrar aos eleitores mais jovens. A produção entregou cartelas fechadas em envelopes, tentando saber se as pessoas adivinham a quem as perguntas se referiam.

Foi perguntado, por exemplo, se as pessoas sabiam quem era a autora da lei que garantiu absorventes íntimos para estudantes carentes. Quando os eleitores abriam o envelope, viam o nome de Marília Arraes.

Além disso, o programa mostrou a candidata, mais uma vez, colada em Lula. O candidato do PT à presidência da República entrou no programa de Marília e foi citado até o final. No primeiro turno, Marília falava em Lula, mas o candidato oficial do ex-presidente em Pernambuco foi Danilo Cabral (PSB), que ficou em quarto lugar, com 885.994 votos, o correspondente a 18,06% dos votos válidos.

Marília disse que, com Lula, o país poderá abandonar o ódio e as armas e voltar a ser o país do amor. Nos últimos instantes, ela fez referência à morte do marido de Raquel e expressou condolências a concorrente e aos familiares da candidata do PSDB.

Fotos de Raquel Lyra e Fernando Lucena foram usadas no programa da candidata do PSDB no primeiro dia de propaganda eleitoral na TV — Foto: Reprodução/Guia eleitoral

Na abertura do programa de cinco minutos, Raquel Lyra exibiu uma frase para mostrar aos eleitores que ela e Fernando Lucena foram companheiros de uma vida toda. Em seguida, foram mostradas fotos dos dois e da família inteira.

O tom de luto ficou presente no guia e deu espaço para a campanha da candidata do PSDB criticar a coligação adversária por não ter aceito o adiamento do início do guia eleitoral.

Também disse que, durante esses períodos de luto, foram veiculadas notícias falsas e que as pessoas não devem acreditar nas fake news, as quais chamou de “jogo sujo”.

No restante do programa, surgiram imagens de arquivo da campanha para o primeiro turno. Raquel foi apresentada como gestora e responsável por mudar a realidade de Caruaru, cidade do Agreste governada por ela por quase dois mandatos inteiros.

Na tela, apareceram pessoas falando dos benefícios da creche e da redução da violência. O slogan “A mulher que Pernambuco quer” voltou a ser utilizado pela campanha de Raquel.

Cronograma

 

O horário eleitoral gratuito do rádio e TV segue até o dia 28 de outubro. A propaganda será dividida igualmente entre as duas candidatas, em dois blocos diários de dez minutos.

As candidatas vão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na TV, o horário eleitoral para governadora vai das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

A propaganda para presidente será veiculada na televisão de segunda a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e de 12h10.

De segunda a domingo, haverá 25 minutos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segundos, ao longo da programação.

Do G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *