Saiba como denunciar ligações indesejadas de telemarketing ao Procon de Pernambuco

Uma das principais reclamações que chegam ao Procon de Pernambuco é a de ligações indesejadas e excessivas de operadoras de telemarketing. Por causa disso, o órgão de defesa do consumidor lançou um formulário na internet para que as pessoas possam denunciar facilmente os casos de “telemarketing abusivo”.

O telemarketing abusivo inclui ligações contínuas de empresas ofertando produtos e serviços não solicitados pelo consumidor. O novo canal pode ser acessado no site do Procon.

São solicitados dados como nome, estado e relação do consumidor com a empresa abusiva. É preciso acrescentar a data da ligação, o DDD da empresa e o telefone do telemarketing recebido.

Além do formulário, o gerente jurídico do Procon de Pernambuco, Ricardo Faustino, informou que as denúncias também podem ser feitas através do WhatsApp do órgão, pelo número (81) 3181.7000.

No formulário, o consumidor deve preencher alguns campos necessários para formalizar a denúncia. “Ele vai informar seus dados pessoais, a operadora, se ele conseguir identificar, e o telefone que está ligando”, informou o gerente.

Ainda de acordo com Nascimento, as empresas de telemarketing que não suspenderem as ligações abusivas podem ser autuadas em uma multa diária de R$ 1 mil por descumprimento da norma.

O gerente explicou, também, que as ligações acontecem de forma repetitiva porque as empresas se utilizam de equipamentos eletrônicos, que são programados para dispararem este tipo de mensagem.

“Muitos consumidores atendem porque estão esperando uma oferta de emprego, uma informação de um médico. Então, infelizmente, os consumidores ficam vítimas desse tipo de procedimento”, explicou.

Para os consumidores, a medida mais imediata é efetuar o bloqueio das ligações, mas também é fundamental que as denúncias sejam feitas, para que os órgãos de defesa do consumidor identifiquem as empresas que insistem na prática.

Outra orientação do gerente é ligar diretamente para os canais de atendimento das empresas, que, ao serem contatadas pelo consumidor, são obrigadas a cancelar a oferta desses serviços e ligações indesejadas.

“Existe também o canal ‘Não Me Pertube’, onde o consumidor vai poder resolver esse problema em 90% dos casos. Caso [a prática] permaneça, ele pode entrar no site do Procon para fazer a denúncia”, acrescentou o gerente.

As denúncias são apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons locais, de onde partiram as reclamações, para que seja realizada a análise e abertura de eventual processo administrativo.

“Vai ser oferecido a esse fornecedor a ampla defesa do contraditório em um curso normal, de três a quatro meses o processo já está concluindo”, explicou o gerente jurídico do Procon Pernambuco.

 Do Vila Bela Online

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