Com vacinação infantil contra Covid em ritmo lento, Pernambuco anuncia ‘Dia C’ de imunização de crianças

Secretário estadual de Saúde, André Longo, e superintendente de Imunizações, Ana Catarina Melo, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (17) — Foto: Reprodução/TV Globo

Campanha de vacinação deve ser intensificada ao longo da semana, com ação especial no sábado (26). Secretário de Saúde diz que estado passou do pico de casos da ômicron e atingiu platô.

Desde o início da vacinação contra Covid-19 de crianças entre 5 e 11 anos em Pernambuco, no dia 14 de janeiro, pouco mais de 25% desse público recebeu a primeira dose do imunizante. Considerando o ritmo lento da campanha, a Secretaria de Saúde do estado anunciou, nesta quinta-feira (17), o “Dia C” da vacinação infantil, no sábado, dia 26 de fevereiro.

É um quantitativo geral ainda muito baixo [de crianças vacinadas], o que significa risco para toda a sociedade, tendo em vista esse contingente de não-vacinados, e para as próprias crianças. Nós pactuamos com os municípios uma grande mobilização para tentar acelerar essa imunização”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O secretário apontou que os números indicam uma desaceleração da pandemia no estado, mas que ainda não é momento de relaxar e que é preciso reforçar a vacinação. “Vivemos hoje uma pandemia de não vacinados. Quatro de cada cinco mortes e quatro de cada cinco internados são pessoas que não tomaram todas as vacinas que deveriam ter tomado e atualmente”, declarou.

“Observamos uma desaceleração da variante ômicron. Atingimos um platô e estamos com indicadores ainda em patamares elevados. Foram 829 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nessa última semana, uma queda de 6,6% em relação à semana anterior, 59 casos a menos”, disse o secretário (veja detalhes mais abaixo).

Dose pediátrica da vacina da Pfizer contra a Covid-19 — Foto: Pedro Alves/g1

Já foram distribuídas 640.380 doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas às crianças para os municípios pernambucanos. Destas, 300.979 foram aplicadas pelas cidades até a quarta-feira (16).

As estratégias dos municípios para avançar na imunização de crianças devem incluir, além do Dia C, vacinação nas escolas entre a segunda-feira (21) e a sexta-feira (25), bem como outros locais por onde os pequenos circulam, ao longo da semana.

“As estratégias devem atingir os locais de grande circulação dos pequenos, especialmente as escolas, porque são espaços onde as crianças passam mais tempo e são locais propícios para o convencimento dos pais sobre a importância da vacinação”, disse a superintendente de Imunizações, Ana Catarina Melo.

A superintendente afirmou que não devem faltar unidades de vacina, já que o estado deve receber mais de 227 mil doses, entre remessas de Coronavac e Pfizer pediátrica, destinadas ao público infantil.

“Atualmente, as melhores coberturas de vacinação de crianças estão no Sertão do estado, na 7ª Geres [Gerência Regional de Saúde], com sede em Salgueiro, que já tem 46% da população infantil vacinada com a primeira dose”, disse Ana Catarina Melo.

Desaceleração da pandemia

Paciente recebe atendimento médico para a Covid-19 na unidade de terapia intensiva (UTI) — Foto: Diego Vara/Reuters

A sexta semana epidemiológica de 2022, que compreende o período entre 6 e 12 de fevereiro, apontou para uma desaceleração de casos no estado. Além da redução de pessoas com quadros graves de Covid-19, houve diminuição da solicitação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI): foram 629, 39 a menos que na semana anterior.

Ainda temos mais de 800 pessoas internadas nos leitos de UTI da rede pública de saúde. Além disso, as mortes pela doença, que costumam atingir o teto duas semanas após o pico de contaminação, seguem crescendo”, afirmou o secretário.

Somente nesta quinta-feira (17), foram confirmados 15 óbitos de pessoas por Covid-19 em Pernambuco. “A gente ainda está contabilizando as mortes desse período mais duro, que foram as duas semanas anteriores. Não é momento de baixar a guarda, de não ter cautela”, alertou Longo.

A chegada do mês de março, conhecido por iniciar o período de alta de casos de doenças respiratórias, é outro fator que leva o estado a seguir em alerta com os números da pandemia.

“Temos uma preocupação adicional com o início do nosso período de sazonalidade das doenças respiratórias, no começo de março, e a possível introdução e circulação da nova subvariante da ômicron, a BA.2, que traz ainda mais incertezas”, disse o secretário.

André Longo lembrou que a vacinação é a maior arma contra a Covid-19. “Atualmente, quase meio milhão de pessoas não tomou a segunda dose da vacina e, pelo menos, outras 500 mil estão atrasadas com o reforço”, disse.

Para Ana Catarina Melo, é preciso mudar a estratégia para conseguir imunizar quem ainda resiste ou não foi tomar as doses necessárias.

“O que a gente tem visto na estratégia vacinal é que, quando a gente vai abordar, a gente consegue convencimento. […] Muitas dessas pessoas não podem se deslocar. Tem algo que dificulta esse acesso. Por isso, desde o segundo semestre do ano passado, a gente tem pedido que desburocratizem o acesso e facilitem”, declarou Ana Catarina.

Influenza

Depois de uma alta de casos de H3N2 no final de 2021, André Longo garantiu que Pernambuco não vive mais uma epidemia da doença, mas não descartou retorno do registro de casos.

“Hoje, as taxas de positividade [de influenza] apontam que a gente saiu da epidemia. Há circulação, mas houve a desaceleração. […] A epidemia da Influenza A H3N2, provocada pela variante Darwin, causou efeitos hospitalares muito maiores do que a própria variante Ômicron”, lembrou.

Segundo o secretário, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) solicitou ao Ministério da Saúde a antecipação da vacinação anual contra a influenza, principalmente para estado como Pernambuco, que costumam ter maior ocorrência das doenças respiratórias de março a maio. No entanto, ainda não houve resposta.

“Precisamos vacinar os mais vulneráveis antes mesmo do início da sazonalidade, para protegê-los o quanto antes”, disse o secretário.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *