Ministro das Relações Exteriores visita Petrolina
O prefeito Miguel Coelho recebeu, nesta segunda-feira (31), em Petrolina o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o presidente da Agência Brasileira de Promoções e Exportações (Apex), Augusto Pestana.
A agenda teve como objetivo mostrar os potenciais da região do Sertão do São Francisco para a exportação e discutir ações para tornar o mercado internacional mais competitivo para a fruticultura do semiárido nordestino.
A comitiva, que teve também a presença do senador Fernando Bezerra, do deputado Antonio Coelho e do presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, visitou uma vinícola e uma fazenda produtora de frutas.
Em seguida, o ministro Carlos França se reuniu com produtores e exportadores do Sertão do São Francisco. O grupo apresentou uma pauta de reivindicações referentes a tarifas e incentivos comerciais para tornar mais competitiva a fruticultura brasileira no mercado internacional.
Maior exportadora de uva e manga do Brasil, Petrolina tem se destacado no agronegócio. Após a agenda, o ministro elogiou Petrolina e o manejo produtivo da região.
França ainda se comprometeu a buscar soluções para as demandas apresentadas pelos produtores.
“Pude ver aqui o otimismo dos trabalhadores e produtores dessa região. Tivemos um crescimento de 20% no volume e no valor da exportação das frutas. O que posso garantir aos produtores e exportadores é que vamos lutar pelos direitos e pela abertura de mercado, criando demanda e gerando mais oferta”, afirmou o ministro.
O prefeito Miguel Coelho acompanhou o ministro e o presidente da Apex em toda a agenda.
Para o gestor, a visita a Petrolina mostra a importância da região para a economia nacional.
“É a primeira vez que o ministro vem a Petrolina e nada melhor que ver de perto o impacto da fruticultura na vida das pessoas e toda a riqueza que essa cadeia produtiva gera. Essa visita a Petrolina para conhecer nosso potencial de negócios mostra, portanto, o interesse e a prioridade do ministro para todo o submédio do São Francisco, que hoje é o maior exportador de frutas do Brasil”, agradeceu o prefeito. Do Nill Júnior