Pontencial apresenta pesquisas para governador, senador e presidente em Pernambuco
A pesquisa eleitoral Potencial, divulgada nesta terça-feira (9), trouxe as intenções de voto do eleitorado pernambucano para o Governo, Senado e presidência da República, em Pernambuco.
Na disputa do Governo de Pernambuco, a pesquisa eleitoral aponta a liderança de Marília Arraes (SD), com 29,4% dos votos totais.
Anderson Ferreira (PL) aparece na segunda posição, com 15,5% das intenções de voto. O candidato é seguido por Raquel Lyra (PSDB), que marca 12,8%.
Danilo Cabral (PSB) fica na quarta colocação, com 11,8%, enquanto Miguel Coelho (UB) alcança 8,9% das intenções de voto.
Os demais candidatos não alcançaram 1%. Com a margem de erro de 3,1 pontos percentuais para esta pesquisa eleitoral, a disputa se mantém apertada.
Confira intenções de voto para o governo de pernambuco: Marília Arraes (SD): 29,4%; Anderson Ferreira (PL): 15,5%; Raquel Lyra (PSDB): 12,8%; Danilo Cabral (PSDB): 11,8%; Miguel Coelho (UB): 8,9%; B/N: 10,1%; Indeciso/Não sabe: 7%.
Para o Senado, a pesquisa apresentou três nomes fortes na disputa pela vaga de Pernambuco. Em primeiro lugar está a deputada estadual Tereza Leitão (PT) com 17,9%. Em seguida vem o ex-ministro do Governo Bolsonaro, Gilson Machado (PL) que possui 14,8% das intenções de voto.
Logo depois de Gilson, surge André de Paula (PSD), com 10,1% dos votos. André é apoiado por Marília Arraes (Solidariedade), a candidata melhor posicionada nas pesquisas eleitorais para o Governo de Pernambuco.
Além dos candidatos ao Senado com números acima de 10%, existe mais dois candidatos que passam de 1% dos votos. Guilherme Coelho (PSDB) possui 5,3% e Carlos Andrade Lima (União Brasil) 1,3%. Os demais candidatos ficaram abaixo desse índice.
A quantidade de pessoas que estão indecisas ou ainda não sabem é de 33,1% no voto estimulado.
Na disputa para presidente, segundo os eleitores pernambucanos, Lula (PT) lidera com 50,1% das intenções de voto.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece na segunda colocação, com 27,7% dos votos válidos.
Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), que alcançou 3,5%. O candidato é seguido por Simone Tebet (MDB), que tem 1,1% das intenções de voto em Pernambuco. Os demais candidatos não alcançaram 1%.
Confira intenções de voto para a presidência da república, segundo os eleitores pernambucanos: Lula (PT): 50,1%; Bolsonaro (PL): 27,1%; Ciro Gomes (PDT): 3,5%; Simone Tebet (MDB): 1,1%; NS/NR: 11,4%; B/N: 5,2%.
Sobre a pesquisa eleitoral Potencial
A pesquisa eleitoral foi realizada por meio de mil entrevistas por telefone, que aconteceram entre os dias 4 e 8 de agosto.
O nível de confiança é de 95% para uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
A pesquisa eleitoral está registrada no TSE sob os números PE-06509/2022 e BR-05385/2022. Do Nill Júnior