Termina hoje: sertanejos participam de Mostra Nacional Rádio em Movimento
A Mostra “Rádio em Movimento” une arte e cultura ao homenagear a história do rádio e da Semana de Arte Moderna. A ABERT contou com o apoio das associações estaduais de radiodifusão.
São 81 rádios modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940, personalizados por três artistas de cada estado brasileiro e do Distrito Federal.
A escolha acontece até hoje, dia 25 de setembro. O mais votado de cada estado será exposto, em novembro, no Museu Nacional da República, em Brasília, quando a ABERT comemora 60 anos de fundação.
Pernambuco participa com três rádios personalizados por artistas genuinamente sertanejos:
“COMUNICANDO NAS ONDAS DO RÁDIO”:
O rádio representado em uma cabeça que absorve música e informação de forma infinita.
Do artista Ederck Jose, natural de Carnaíba e radicado em Afogados da Ingazeira.
“AVE MARIA SERTANEJA”:
O rádio como um símbolo de esperança para o povo do sertão nordestino, representando imagem divina e de adoração. Ainda a relação entre religiosidade e o rádio no Nordeste.
De Edgley Brito, de Afogados da Ingazeira.
“DO SERTÃO PARA O MUNDO ATRAVÉS DO RÁDIO “:
O tom de terra remete à terra nordestina e duas figuras ilustres da região: o sanfoneiro Luiz Gonzaga e o cangaceiro Lampião.
Do iguaraciense Marcone Melo.
De acordo com a ASSERPE, não há vencedores ou perdedores em um concurso como esse. “São três peças de extrema sensibilidade e beleza”, diz o presidente da entidade, Nill Júnior. O segundo mais votado será doado ao Museu do Rádio, da Rádio Pajeú. O terceiro mais votado ficará permanentemente na sede da ASSERPE.
Do Nill Júnior